quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O ÚLTIMO ENSAIO FOTOGRÁFICO DE MARILYN MONROE EM JULHO 1962 POUCOS DIAS ANTES DE SUA MORTE



Logo após completar 36 anos de idade, Marilyn Monroe, a musa dos anos 60, fez seu último ensaio fotográfico para a revista Vogue, clicado por Bert Stern.


Em julho de 1962, poucos dias antes de sua morte, Marilyn, que já estava passando por problemas sérios de depressão, foi clicada pelo fotógrafo Bert Stern durante três dias no hotel Bel Air, em Los Angeles.

Intitulado “The Last Sitting“, o ensaio contou com mais de 2500 retratos da diva com modelos que vão desde o comportado, até os mais provocantes e nus. Veja algumas fotos:












Em um documentário feito por Laumeister, Bert Stern diz: 
“Foi uma experiência de vida ter Marilyn Monroe por três dias em um quarto de hotel.“

Série de fotos rara mostra Marilyn Monroe com 20 anos
(e antes da fama!)

Nós estamos acostumados a ver fotos de Marilyn Monroe sendo simplesmente diva e exalando sensualidade. Mas antes da fama, ela era apenas menina de 20 anos, com o nome de Norma Jeane Dougherty. O início desta transformação começou quando Norma (ou Marilyn?) conheceu o fotógrafo André de Dienes, em 1945.

Não demorou para que os dois fizessem sua primeira viagem romântica, durante a qual André fez um ensaio fotográfico com Marilyn sem maquiagem e enrolada em um cobertor. Apesar da simplicidade, as fotos já mostram um pouco do brilho da moça que viria a se tornar uma grande estrela pouco tempo depois. 

As fotos foram tiradas na praia de Malibu, quando o fotógrafo pedia que a jovem reagisse rapidamente a algumas palavras simples, como alegria, surpresa, reflexão e morte. A ideia era usar as imagens para ilustrar um livro de poesias e fotografia, mas André nunca poderia imaginar que sua modelo se tornaria uma das mulheres mais famosas do mundo.
“Ela tinha 20 anos e nunca tinha experienciado a intoxicação do sucesso, ainda que já tivesse uma sombra do seu esplendor, da sua gargalhada”, lembra o fotógrafo.
Espia só as imagens captadas por ele:






















“Marilyn Monroe sem maquiagem. Eu paguei para que ela posasse para estes fotos também. Eu queria ilustrar um livro de poesia e filosofia que tinha em mente.”
Todas as fotos © André de Dienes

Fotos raras mostram Marilyn Monroe 
no melhor estilo “gente como a gente”

Maquiagem perfeita, vestidos com cortes ousados, a luz certa e uma pose impecável: atributos assim compõem a maioria das fotos que conhecemos da atriz Marilyn Monroe. Estas imagens ajudaram a construir o mito e a tornar suprema a beleza de Marilyn. No entanto, mesmo quando se deixou fotografar em poses descuidadas e em momentos descontraídos, a atriz encanta.

Na década de 60, Marilyn foi clicada em diversos momentos pela fotógrafa Eve Arnold, a primeira mulher a ser admitida na famosa agência Magnum. Com um olhar atento, ela acompanhou a atriz nos bastidores da filmagem do “The Misfits“, longa dirigido por John Huston, bem como em passeios e em idas a bares.

Nessa série de fotos, é curioso observar o tipo físico de Marylin que, embora magra, passa longe do padrão de corpo que vemos hoje nas passarelas, filmes e novelas. E, claro, outro ponto que salta aos olhos é a ausência do Photoshop – ou você acha mesmo que aquele braço “cheinho” estendido na cama e o queixo duplo iam passar ilesos nos dias de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário