sexta-feira, 15 de julho de 2016

“PAI, ME AJUDE: NASCI MENINA” – veja o vídeo que está comovendo a internet



Eu fiquei muito emocionada do início ao fim do vídeo. Não sei se é porque sou mulher e sofri algumas coisas relatas (HK) não sei se é porque tenho duas meninas, se é porque sei que é assim infelizmente que começa esta cultura do estupro, violência física e psicológica, co-dependência e abandono numa relação conjugal. Não sei!! Eu só sei que fiquei muito emocionada e sensibilizada pelo roteiro bem construído do vídeo. Certeza que eu tenho mesmo é que esta mensagem mexeu comigo intimamente. 

Lindo e forte!!
Roberta Carrilho



Uma organização sem fins lucrativos produziu um vídeo belíssimo a fim de conscientizar sobre a violência contra a mulher. Impactante, ele traz a voz de uma garotinha fazendo pedidos ao seu pai antes mesmo de nascer. Entre eles estão atitudes que podem sim diminuir a desigualdade de gêneros.

Intitulado como “Dear Daddy” (Querido Papai) o vídeo é uma realização da ONG Care Norway. Assista abaixo (e, em caso de necessidade, ative as legendas):


O vídeo começa com a garotinha agradecendo seu pai por ter cuidado dela, mesmo antes de ter nascido. No entanto, ela diz que precisa pedir-lhe um favor, um aviso: sobre garotos.



“Porque eu vou nascer uma garota. O que significa que aos 14 anos, os garotos da minha sala vão me chamar de puta, vadia, vaca, e um monte de outras coisas só por diversão, é claro. Coisas que homens fazem. Então você não vai se preocupar. E eu entendo isso, pois talvez você também tenha feito isso quando jovem, tentando impressionar outros meninos.”





Depois disso, a garota continua descrevendo situações de abuso sexual e psicológico como se fossem naturais para as mulheres e apenas uma brincadeira para os homens. Quando ela já está mais madura e se encontra em um relacionamento sólido, cabe usarmos até o termo “gaslighting” para descrever o que acontece com ela. Ou seja, quando a pessoa começa duvidar de sua própria sanidade por conta de uma violência psicológica machista. As coisas tomam maiores proporções até que ela é agredida por seu companheiro.





“Então, querido papai, este é o favor que quero lhe pedir. Uma coisa sempre leva a outra. Então, por favor, não deixe que tudo isso comece. Não deixe meus irmãos chamarem garotas de putas. Que um dia algum garotinho pode começar a acreditar nisso.”



“Querido papai. Eu sei que você vai me proteger de leões, tigres, armas, carros e até sushi antes mesmo que eu pense sobre o perigo de todas essas coisas. Eu vou nascer uma garota, portanto faça tudo o que você puder para que isto não seja o maior perigo de todos.“




Todas as imagens: Reprodução YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário