segunda-feira, 25 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DE PERDOAR OS PAIS E ANTEPASSADOS por André Lima




Boa parte dos nossos conflitos emocionais surgem da nossa relação com os pais. Acredito que isso não seja nenhuma novidade. Mas por que surgem esses conflitos? Porque os nossos pais também guardam conflitos mal resolvidos com nossos avós, e acabam passando, de forma inconsciente, seus problemas para os filhos através de exemplos, atitudes e palavras. Se os nossos avós têm problemas de autoestima, se sofreram problemas de rejeição, ou se têm qualquer tipo de questão emocional, é claro que isso irá afetar a relação com os nossos pais. Os nossos avós, por sua vez, também tiveram lá suas questões com os nossos bisavós. Os nossos bisavós influenciam os nossos avós, que influenciam os nossos pais, que nos influenciam. E eu, você, iremos passar boa parte da negatividade adquirida que veio das gerações passadas para os nossos filhos, que por sua vez, irão passar para seus filhos... Creio que deu para perceber a dimensão maior e mais profunda dos problemas que carregamos e que vão passando de geração em geração. 

Temos uma imagem dos pais como seres que têm o dever de ser maduros e responsáveis. Essa é a nossa ótica na perspectiva de filho. E nessa perspectiva, é como fôssemos crianças. Uma parte de nós, cobra dos nossos pais coisas que eles deveriam ter feito ou que deixaram de fazer, o carinho e a atenção que não recebemos da forma que queríamos etc... No entanto, não vemos que nossos pais também são filhos. Sabemos disso racionalmente, mas não conseguimos enxergar isso em uma dimensão mais profunda, nos colocando no lugar deles de forma verdadeira. 

É comum detectar em pessoas de todas as idades, mágoas que carregam dos pais de fatos ocorridos na infância. Alguns não têm consciência desses sentimentos, mas eles começam a brotar quando aplicamos o EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método).

Baixe o manual gratuito aqui neste link:

Tem gente que fica bastante surpresa com isso. Vários pensamentos podem surgir do tipo: se meu pai não fosse tão repressor... se minha mãe tivesse me defendido do meu pai... se minha mãe não tivesse me rejeitado... se eles tivessem me dado apoio emocional e financeiro...

Nesse momento, estamos vendo pela perspectiva de filho. Estamos observando a situação de forma pontual pelo filtro das nossas emoções negativas. Para alguém que está cheio de raiva e mágoas dos pais não adianta muito você dizer que eles erraram porque também são filhos que carregam traumas e conflitos. Essa compreensão se torna muito mais fácil e profunda quando aplicamos o EFT (link acima) para dissolver os sentimentos de raiva e mágoa. 

Sempre que chegam casos como esses no consultório, explico bastante a técnica até que a pessoa sinta que conseguiu limpar e perdoar cem por cento. E muitos casos, isso pode ocorrer de forma rápida, pois o EFT é uma técnica bastante eficaz, mas em outros casos podem demandar uma certa persistência. Qual a importância de se chegar ao perdão? A libertação que isso traz é muito profunda. Saímos do papel de vítima, da criança magoada, e passamos a ver nossos pais como seres humanos, como filhos também. Nos tornamos mais adultos. A sensação de leveza e de poder comandar o próprio destino se torna mais intensa pois não existe mais a necessidade de culpar alguém pelos nossos problemas. Nossos filhos também serão beneficiados pois deixaremos de descontar nossas frustrações neles.

Questões mal resolvidas com os pais, quer sejam mágoas, rejeição, raiva, abandono, interferem de uma forma muito significativa em todas as áreas da nossa vida. Estão prosperando? Relacionam-se bem com os amigos? Tem relacionamentos amorosos saudáveis? Como é autoestima dessas pessoas? É possível que você detecte que, quanto piores as relações familiares, maiores chances de se observar problemas em outras áreas. 

Ao aplicar a EFT e chegar a um sentimento de perdão com relação aos seus pais, procure aprofundar a visão da pessoa e estender o sentimento até os seus antepassados. Como é possível fazer isso? Faça rodadas de EFT falando sobre perdão, de forma positiva (mas só depois de limpar profundamente a negatividade, que isso fique bem claro!). Vamos ver um exemplo de uma rodada com essa:

TOPO DA CABEÇA: eu perdoo os meus pais por terem cometido tal erro x; 

INÍCIO DA SOBRANCELHA: eu compreendo que eles devem ter herdados suas questões dos meus avós; 

LATERAL DO OLHO: eu os perdoo por terem descontado em mim; 

EMBAIXO DO OLHO: eu perdoo aos meus avós que influenciaram meus pais; 

EMBAIXO DO NARIZ: eu perdoo meus bisavós que influenciaram meus avós; 

EMBAIXO DO LÁBIO INFERIOR: eu perdoo todos os meus antepassados; 

OSSO DA CLAVÍCULA: que porventura tenham contribuído para esses problemas que eu passei; 

EMBAIXO DA AXILA: eu entendo que todos foram pais e filhos dentro de uma cadeia muito maior, e que não existem vítimas e nem culpados. 

... REPETE A RODADA COM OUTRAS PALAVRAS DE LIBERTAÇÃO:

TOPO DA CABEÇA: antes eu enxergava de forma pontual, agora vejo de forma muito mais ampla; 

INÍCIO DA SOBRANCELHA: nenhum dos meus antepassados teve a chance de enxergar dessa forma; 

LATERAL DO OLHO: fico feliz em poder perceber esse padrão que vem se repetindo; 

EMBAIXO DO OLHO: para que eu possa finalmente quebrá-lo, deixando de passar para os meus filhos; 

EMBAIXO DO NARIZ: eu escolho assumir esta responsabilidade de mudar porque agora eu tenho consciência que posso; 

OSSO DA CLAVÍCULA: todas as gerações futuras serão beneficiadas; 

EMBAIXO DA AXILA: eu agradeço por ter essa chance. 


Rodadas como essas costumam aprofundar a sensação de paz interior e compreensão, mesmo quando a pessoa relata que já esta sentindo muito aliviada. Experimente fazer isso na auto aplicação. Reforço que isso somente dará bons resultados quando você já estiver limpado bastante os sentimentos negativos de mágoa e raiva. Ficar em paz com os pais e antepassados é um excelente remédio para curar relacionamentos, saúde física, todo tipo de questão emocional e melhorar a prosperidade. 




COMPLEMENTANDO O POST:


A Oração do Perdão


Faço esta oração à noite, antes de dormir, para seu inconsciente absorvê-la totalmente.

Atenção! Visualize o rosto da pessoa que você precisa perdoar, ou ser perdoado(a) por ela, e diga cada palavra, do fundo do coração, chamando-o(a) pelo nome.

... = coloque mentalmente o nome da pessoa

Eu perdoo você... por favor, me perdoe...
Você nunca teve culpa...
Eu também nunca tive culpa...
Eu perdoo você... me perdoe, por favor.
A vida nos ensina através da discórdias...
e eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir da minha mente.

Você precisa viver suas próprias lições e eu também.
Eu perdoo você... me perdoe em nome de Deus.
Agora, vá ser feliz, para que eu seja também.
Que Deus te proteja e perdoe os nossos mundos.
As mágoas desapareceram de meu coração e só há luz e Paz em minha vida. 
Quero que você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja...
É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!
Eu perdoei você do fundo da minha alma, porque sei que você nunca fez nada de mal e sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz...

...me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração. Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.

Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros. 

Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.

Muito obrigada(o).

Nenhum comentário:

Postar um comentário