terça-feira, 26 de julho de 2016

3 MANEIRAS DE ESTABELECER LIMITES E APRENDER A DIZER "NÃO" por Raquel Lopes



Para muitas pessoas é difícil estabelecer limites e dizer não. Isso pode ser especialmente difícil para aquelas pessoas que tentam agradar os outros o tempo todo. Existe uma tonelada de livros e artigos que falam sobre “o poder do sim”. E em muitas ocasiões há uma grande vantagem em dizer “sim”, no entanto, é necessário que aprendamos a estabelecer limites e a ”dizer não” para as coisas, pessoas, ou situações que não nos farão nenhum bem, dessa forma teremos relacionamentos mais saudáveis.

É preciso que você saiba dizer não, e isso não tem nada a ver com ser mal ou uma pessoa ruim, mas tem a ver com impor a sua opinião de uma forma sincera. Quando dizemos sim a tudo e não estabelecemos limites, podemos nos sentir estressados, oprimidos e até mesmo tristes. A maioria de nós quer ser amado pelas outras pessoas, assim dizemos “sim” numa tentativa de agradar aos outros, mas essa não é a forma correta de se buscar o amor dos outros.

A seguir estão três dicas para você começar a estabelecer limites mais saudáveis em suas relações:

1. Use a sua intuição:
O primeiro passo para aprender a estabelecer limites é tentar descobrir quais são os seus limites e valores pessoais. Todos nós temos um senso interior de sabedoria que intuitivamente nos diz se algo é certo ou errado. O problema surge quando ignoramos essa ”voz interior” ou discutimos com ela. Se você não está acostumado a usar a sua intuição, é importante que preste atenção aos seus sentimentos, isso o ajudará na tomada de decisão.

2. Aprenda a tolerar as reações dos outros:
As pessoas podem ficar desapontadas ou chateadas com o seu “não” e, na verdade, sempre que você impor algum limite as pessoas não vão ter reações agradáveis, por isso é importante que você aprenda a lidar com as suas emoções para que possa se manter firme nos limites que estabeleceu. A longo prazo esses limites irão melhorar os seus relacionamentos em geral. Se você não respeitar seus limites pessoais (talvez por medo da reação da outra pessoa), é provável que a longo prazo se sinta triste ou decepcionado. Você precisa cercar-se de pessoas que respeitem os seus limites e também trabalhar com suas emoções.

3. Seja compassivo e desenvolva amor próprio:
Se você quiser ser compassivo para com os outros, é fundamental que aplique essa mesma compaixão para consigo mesmo. Você merece a mesma bondade e compaixão que dá aos outros. Reserve algum tempo na semana para cuidar de si mesmo, tente achar algo que lhe ajude a relaxar, recarregar suas energias e se conectar consigo mesmo. Algumas dicas são: ler um livro, cozinhar, tomar um banho de espuma, passear, fazer as unhas ou passar um tempo com o seu animal de estimação. Você pode até agendar um horário fixo para si mesmo em sua agenda pessoal, assim vai sempre se lembrar deste importante compromisso.

A importância de estabelecer limites:
Estabelecer limites pode ser difícil, mas essa é uma parte importante no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, pois ao longo do tempo criará uma sensação de bem-estar entre você e os outros. É importante lembrar que quando você diz “não” às coisas que não gosta, está centrando sua energia em si mesmo e não só no desejo do outro, isso o deixará mais relaxado e com mais força para seguir seus próprios propósitos de vida.

E lembre-se: impor limites pode ser a chave que libertará você das expectativas alheias!




Nenhum comentário:

Postar um comentário