quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TRISTE IMAGEM DO DIA - EUROPA DEVE PROTEGER AS PESSOAS, NÃO AS FRONTEIRAS por Der Spiegel



ESTA IMAGEM ME DEIXOU EXTREMAMENTE SENSIBILIZADA, TRISTE, INDIGNADA COM A EUROPA. NADA JUSTIFICA ESTA XENOFOBIA DOS EUROPEUS COM OS IMIGRANTES.... NADA!!! EUROPA DEVE PROTEGER AS PESSOAS, NÃO AS FRONTEIRAS!

Roberta Carrilho




"A UE registra tudo o que acontece perto de suas fronteiras. Diferente das alegações feitas com frequência, eles não olham para outro lado quando refugiados morrem. Eles observam atentamente. E o que está acontecendo aqui não é um comportamento negligente. Eles estão deliberadamente matando os refugiados. Há anos pessoas estão morrendo enquanto buscam fugir para a Europa. Elas se afogam no Mediterrâneo, sangram até a morte nas cercas de fronteira nos enclaves espanhóis no norte da África, como Ceuta e Melilla, ou congelam até a morte nas montanhas entre a Hungria e a Ucrânia. Mas o público europeu ainda não parece estar plenamente ciente das dimensões dessa catástrofe humanitária. Nós nos tornamos cúmplices de um dos maiores crimes ocorridos na história europeia do pós-Guerra.

Barbarismo em nome da Europa
É possível que daqui 20 anos, tribunais ou historiadores tratem deste capítulo sombrio. Quando isso acontecer, não serão apenas os políticos em Bruxelas, Berlim e Paris que estarão sob pressão. Nós, o povo, também teremos que responder questões incômodas sobre o que fizemos para tentar impedir esse barbarismo cometido em nossos nomes.

As mortes em massa de refugiados nas fronteiras externas da Europa não são acidentes –elas são resultado direto das políticas da União Europeia. A Constituição alemã e a Carta Europeia de Direitos Fundamentais prometem proteção às pessoas que estão fugindo de guerra ou de perseguição política. Mas os países membros da UE há muito estão torpedeando esse direito. Aqueles que desejam buscar asilo na Europa precisam primeiro chegar a território europeu. Mas a política da Europa de se proteger dos refugiados torna isso quase impossível. A UE ergue cercas de metros de altura em sua periferia, soldados são posicionados nas fronteiras e navios de guerra são enviados para impedir que os refugiados cheguem à Europa.

Para aqueles que buscam proteção, independentemente de virem da Síria ou da Etiópia, não há forma legal ou segura de chegar à Europa. Os refugiados são forçados a entrar na UE como imigrantes "ilegais", usando rotas perigosas, às vezes fatais. Como a travessia do Mediterrâneo.

Uma situação darwinista surgiu nas fronteiras externas da Europa. As únicas pessoas com chance de requerer asilo na Europa são aquelas com dinheiro suficiente para pagar aos traficantes, as que são tenazes o bastante para tentar repetidas vezes escalar cercas feitas de aço e arame farpado. Os pobres, doentes, idosos, famílias ou crianças são abandonadas aos seus destinos. O sistema europeu de asilo está pervertendo o direito de asilo".


Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/derspiegel/2015/04/23/europa-deve-proteger-as-pessoas-nao-as-fronteiras.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário