sábado, 4 de abril de 2015

TOLCAPONA É A PÍLULA DA COMPAIXÃO OU DOCE MISERICÓRDIA - pesquisa da Universidade de Califórnia (Berkeley, EEUU)


Misericórdia! Onde o homem quer chegar com este comportamento individualista, horrendo que só traz sofrimento e angústia? São terrivéis estes tempos atuais. Eu me recuso a viver com pessoas que são apáticas ao sofrimento do outro, que não possuem empatia e amor ao próximo. Posso conviver por obrigação social, mas jamais será uma pessoa querida e íntima. Jamais! É como água e óleo não se misturam.
Roberta Carrilho



Tolcapona” é medicamento que altera o equilíbrio neuroquímico do córtex prefrontal, prolongando os efeitos da dopamina (que dá sentido de recompensa e motivação). É usado no tratamento do mal de Parkinson. 
Com o estado emocional de compaixão afetado por excesso de informação, o desejo de aliviar ou de minorar o sofrimento do outro ou de demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem, anda meio ausente das pessoas.
Por isso, cientistas da Universidade de California (Berkeley, EEUU) usam em pesquisa a “tolcapona” para provocar no ser humano uma maior disposição de participar de atividades sociais e obter comportamentos prossociais de equidade e compartilhamento, próprios do compadecimento. Os resultados foram interessantes.
Como as coisas estão indo, brevemente, nas farmácias, será fácil encontrar a “pílula da compaixão” ou da “doce misericórdia”, e alcançar um nível mais elevado na existência − apesar das evidências sugerirem que por meio não farmacológico também se atinge esse estado emocional de modo prolongado, sem efeitos colaterais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário