terça-feira, 21 de abril de 2015

MARCANDO POSIÇÃO POLÍTICA por Dr. Phil Sônia T. Felipe

Faço destas palavras e pensamentos os meus! São os meus sentimentos em relação a esta convulsão histérica, ideológica e política que estamos vivenciando neste ano 2015.
Roberta Carrilho



Misóginos, machistas, homofóbicos, retrógrados, militaristas, tudo isso junto e misturado, foi o que vi no último domingo, ao observar os manifestantes "fora Dilma!". E nunca me senti tão feliz na vida de não fazer parte de tal manifestação.


Prezo por minha liberdade de expressão e pela memória que tenho do que seja a corrupção centenária em nossos governos. Nunca houve Presidente algum, falo de todos os machos cheios de si, militarizados ou populistas, que já ocuparam o Planalto, que mantivesse a postura de incentivar a investigação e o julgamento dos corruptos, como hoje temos no governo Dilma. Em nenhum governo antes de Dilma tantos homens "importantes", "ricos", "poderosos empresários" e similares foram levados presos e presos ficaram para responder por seu assalto aos cofres públicos. Em nenhum. Até o PSDB no poder, tudo sempre acabou em pizza. E corrupção não faltava naqueles anos. Mas o que não fazia falta abafava-se muito bem.

Finalmente, algo que sempre cobrei dos programas do PT (nunca fui filiada e esse ou a qualquer outro partido), foi o desmantelamento dos esquemas de corrupção. Sempre afirmei que não avançaríamos muito sem imobilizar os ladrões de gravata, os beija-mão de empresários, disfarçados de representantes do povo. E foi no governo Dilma que agora o desmonte pôde acontecer, sem medo de se contorcer.

Alguém tinha que ter dignidade e coragem para enfrentar a corrosão moral, sabendo que tal enfrentamento não deixaria imunes nem impunes até mesmo alguns "companheiros". E Dilma está fazendo isso. Pagando, sozinha, na condição de refém de políticos do PSDB, do PMDB, do PP e de tantos outros partidos, o preço de um ideal, o de limpar as instituições de práticas que assolam nossos cofres há mais de 100 anos. Getúlio se suicidou, Jânio e Collor se demissionaram, não por serem inocentes. Vimos que Dilma não se suicida nem se demissiona. Então, um bando de inconformados machistas e misóginos vai para a rua gritar que ela saia ou pedir que a justiça a tire de lá. Por que será, se ela não praticou ato algum de corrupção em seu governo, se ela está dando força à PF para que prossiga e espalhe a investigação para todas as instituições públicas do país, corroídas pelas mesmas e "tradicionais" práticas extorsivas?

Dilma está lá, segurando a barra, sem ninguém dando apoio a ela. E por sua resiliência, ela sairá para a história do Brasil, não como corrupta, mas como quem ousou enfrentar e peitar a corrupção instalada nos governos que a antecederam e no próprio governo. Algo que Getúlio e Jânio não tiveram estrutura moral para fazer o que ela está fazendo, porque tinham eles o "rabo preso". De Collor não precisamos falar, demitiu-se no último minuto e o que veio à tona não precisamos nem comentar. Dilma tem peito. E o meu respeito. Era preciso uma mulher desse quilate subir aquela rampa. E todo mundo sentirá saudades dela daqui a seis ou sete anos. Escrevam isso. Mas daí, terão derramado o caldo e jogado o bebê fora junto com a água do banho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário