sábado, 2 de agosto de 2014

6 COISAS QUE MÃES DE MENINA IRÃO DESCOBRIR



Meninas são diferentes dos meninos? Os especialistas são unânimes ao dizer que o fator hormonal interfere, sim, no temperamento e na personalidade de cada sexo. Saiba mais!

1. Meninas falam mais

Você já deve ter ouvido falar que as mulheres processam determinadas informações nos dois hemisférios do cérebro, enquanto os homens tendem a utilizar principalmente um deles. É verdade! Ainda no útero da mãe, o estrogênio, hormônio predominante na corrente sanguínea das meninas, acelera o crescimento das células do cérebro feminino, favorecendo a conexão entre os dois lados. De acordo com informações de estudo coordenado pelo psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, isso faz com que as meninas se desenvolvam antes dos meninos. Além de começar a falar mais cedo, elas usam mais palavras para se comunicar, já a partir do primeiro ano de idade. As garotas também conversam com frases mais complexas ("Me dá boneca", em vez de só "Boneca"), o que rende a elas a fama de matracas desde novinhas. 

2. Elas tendem a imitar o comportamento da mãe

Uma pesquisa realizada pela Fundação Kovacs, na Espanha, na qual participaram 4.019 adolescentes e 7.359 pais, revela que as meninas tendem a imitar o comportamento da mãe, enquanto os meninos copiam as ações do pai. Boa parte do aprendizado se dá pela observação. Por isso, para muitas garotas a vaidade desperta bem cedo. Elas observam a mãe se arrumando, passando maquiagem, usando salto alto e sentem vontade de fazer o mesmo. 

3. Meninas apresentam melhor desempenho na fase escolar

As meninas brasileiras apresentam melhor desempenho escolar, do ensino médio ao superior. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o percentual de alunos só ultrapassa o de alunas até a quarta série do ensino fundamental: eles respondem por 52%. Da quinta à oitava série, a curva começa a se inverter, caindo para 44% no ensino superior. 

4. Elas sentem mais dificuldade na área de exata

Um estudo realizado pela fundação americana Gallop perguntou que carreiras eram as mais desejadas entre adolescentes. Para os garotos, profissões relacionadas à computação estavam em primeiro lugar, seguidas das engenharias. Para as meninas, não apareciam nem entre o top 10 . Elas queriam artes cênicas, música e educação. De acordo com Gisela Preuschoff, autora do livro Criando Meninas, em testes de nivelamento de matemática, os resultados das garotas são geralmente piores do que os dos meninos. 

5. Elas enfrentam a puberdade cada vez mais cedo

A idade da primeira menstruação diminuiu dos 15, 16 anos, no início do século, para os 11, 12 anos, nesta década. Hoje, menstruar aos 9 anos já não é excepcional. Os números aferidos nos Estados Unidos, a partir de uma pesquisa entre 17 000 meninas, coordenada pela pediatra Marcia Herman-Giddens, da Universidade da Carolina do Norte, são impressionantes. Para 15% das meninas americanas a puberdade está começando aos 8 anos. Outros 5% apresentam sinais de maturidade sexual ainda mais cedo: aos 7. Sabe-se que essa antecipação se deve a vários fatores da vida moderna, como a mudança de hábitos alimentares. Além de passarem por mudanças no próprio corpo, as meninas ainda precisam adotar novos hábitos, como usar sutiã, absorvente e, mais tarde, até um método anticoncepcional. 

6. Meninas são mais sensíveis

Outra pesquisa feita com bebês, coordenada pelo psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, mostrou que, enquanto brincavam, as meninas - de 1 ano - olhavam para a mãe 37,5% mais vezes do que os meninos, demonstrando maior interesse pelo estabelecimento de contato pessoal. A sensibilidade ao toque também parece mais acentuada entre as garotas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário