segunda-feira, 7 de julho de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS DE SRI SRI RAVI SHANKAR ----- Baseado em uma série de conversas intitulado “Segredos da meditação” dado por Sri Sri Ravi Shankar em 22 de abril de 2.012, Califórnia. Essas palestras foram transformadas em Notas de Conhecimento.




O Amor Procura Dissolver a Identidade

P: Você poderia falar sobre como a devoção pode transformar o ego para que o Eu se realize?

Sri Sri Ravi Shankar: O que é devoção? É um estado do amor. O que é ego? É a noção de separação e limite, uma parede, uma identidade. O amor procura dissolver a identidade, o amor procura fundir. Ego quer manter sua unilateralidade. Amor e ego desempenham papéis diferentes e podem coexistir em diferentes momentos. Assim, quando há amor em um momento não existe ego; quando há ego, não existe amor. Quando você quer assumir um desafio, o amor não funciona, o ego sim. Quando você quer relaxar e se divertir, nessa hora o ego não funciona, mas o amor sim. Você entende o que estou falando? É por isto que a natureza colocou ambos em você - colocou o amor e o ego também. Mas se você está emperrado no ego, é como se estivesse emperrado em seus sapatos. Você não sabe como tirá-los dos pés, então está tomando banho com seus sapatos, dorme com seus sapatos. Você deveria saber quando tirar seus sapatos e estar em casa. Dessa maneira o amor é a primeira coisa que acontece na vida. Assim que uma criança nasce, abre seus olhos e olha para a mãe, há amor. Neste primeiro olhar, a criança recebe o amor da mãe e dá amor à mãe. O ego vem aos três anos de idade. A identidade torna-se muito forte após os três anos, depois cresce e às vezes a pessoa emperra nele. Mas a pessoa se torna velha e a maioria dos idosos, se você observar, não é presa ao ego. Eles se tornam como crianças novamente. Após os 90 anos, raramente alguém consegue manter seu ego. Antes dos três você não pode tê-lo e após os noventa você não consegue tê-lo. É quase igual ao sexo: existe uma idade para isso, depois da qual não é possível e antes também não. Mas todos, amor e ego, possuem seus papéis para desempenhar.

P: Eu tenho amigos que sentem que a terra já passou do ápice com toda essa superpopulação e destruição de alguns dos recursos naturais, como o oceano e a floresta. Muitas pessoas se sentem sem esperança e desamparados. Eu digo a eles que há uma perfeita ordem divina no meio de todo este caos. Então, minha pergunta é: você acha que estou viajando ou o planeta e a população ficarão bem?

Sri Sri Ravi Shankar: É bom estar preocupado, mas não ser paranoico. Existe uma diferença. Se você for paranoico, não poderá fazer nada sobre isso e apenas perderá sua paz de espírito. Mas, ao mesmo tempo, você não pode dizer: “bem, Deus cuidará de tudo e nos deixará continuar com o que estamos fazendo”. Você não pode dizer isso também. “Deus proverá mesmo que nós continuemos explorando este planeta um pouco mais, de alguma forma a natureza providenciará mais disso". Você não pode dizer isso. Nós precisamos definitivamente cuidar do planeta. E veja: quando o ápice chega, a preocupação também chega. Natureza ou aquela grande mente colocou a preocupação na mente de milhões de pessoas. Atualmente mais e mais pessoas estão preocupadas com o meio ambiente como nunca ocorreu até então. Você entende o que estou dizendo? Hoje as pessoas estão preocupadas, mesmo em pequenas comunidades. Em cantos remotos do mundo conversa-se sobre preservar a terra e agricultura orgânica, não utilizar fertilizantes químicos. Esta preocupação se infiltrou nas áreas mais remotas atualmente. Ao mesmo tempo, as pessoas são tão paranoicas, raivosas e agitadas com relação a isso: “Oh, nós estamos destruindo o planeta”. Eu diria apenas: "Relaxe! Não fique paranoico, mas preocupado".

O que é Samadhi?

Sri Sri Ravi Shankar: 'Dhi' significa o intelecto e 'Samdhi' significa onde a mente está em equanimidade total; quando todo o seu sistema está em equilíbrio total, isso é chamado Samadhi. Corpo, mente, espírito, tudo está em tamanha coordenação e serenidade. Existem muitos tipos diferentes de Samadhi. Um é chamado Laya Samadhi: quando há alguma música tocando e você está completamente dissolvido nela. Você sabe quem você é, mas você não sabe onde está.

Depois existe Pragya Samadhi, Asamprajnata Samadhi, etc. Também existe um Samadhi onde os pensamentos estão lá, ideias estão lá, mas você está muito tranquilo. E existe um Samadhi onde não existem pensamentos, existe somente um sentimento.

Deste modo, existem muitos tipos diferentes de Samadhi; diz-se que a alegria do Samadhi é descrita assim: em um momento de Samadhi existem milhões de anos de descanso. Koti Kalpa Vishram, milhões de anos de descanso em um momento é Samadhi.

É também descrito que o prazer em um momento de Samadhi é equivalente a mil unidades de sexo. Esse é o motivo pelo qual o celibato em um Yogi é muito natural. Você não precisa fazer um esforço para ser celibatário; você não precisa de um outro corpo para se esfregar para encontrar êxtase. Você apenas senta e há uma alegria elevada e uma bem-aventurança que brotam de você.

Essa é a razão pela qual o celibato não é uma prática que você faz; é um acontecimento no qual todas as células do seu corpo estão em um tipo de emoção e bem-aventurança. E bem-aventurança é o que se tenta alcançar através do sexo. Eu ouço algumas vezes que uns atingem bem-aventurança e outros não, mas as pessoas ficam cansadas. Isto é o que eu ouço. Mas em Samadhi você não fica cansado, apesar de ter tido essa profunda experiência de alegria. Não existe excitação, nem febrilidade, nem cansaço, mas uma elevação que o energiza em todos os momentos. É por isso que o celibato acontece.

A meditação ajuda a pessoa a sair de um luto quando alguém próximo vai embora?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, ajuda. A meditação definitivamente ajuda a sair de um luto quando alguém próximo atravessou para o outro lado. Veja, a morte é uma coisa muito certa. Nada é mais certo do que a morte, com certeza. Por mais que tenha vivido a sua vida, você vai morrer. Sendo uma pessoa de sucesso ou não, você vai morrer. Famoso ou infame, você vai morrer. Rico ou pobre, você vai morrer. Saudável ou doente, você vai morrer.

Não são apenas as pessoas doentes que morrem, pessoas saudáveis também morrem. Todo mundo irá morrer um dia. Então a morte é a coisa mais certa. Você aceita essa verdade, essa realidade e assim você pode dizer "Oh! Você se foi, tchau por ora. Eu o verei daqui a uns dias".

A meditação definitivamente o ajuda a superar um luto. Não apenas isso, mas quando você medita as vibrações chegam até os mortos e eles se sentem em paz.

Quando há uma situação difícil eu deveria simplesmente aceitá-la ou combatê-la?

Sri Sri Ravi Shankar: Combata-a se você tem vontade. Se você sentir que você deu o seu 100% e que não pode combatê-la de nenhuma forma, então reze. Reze por ajuda! Primeiro você aceita a situação como ela é e logo a combate. Depois de brigar, de novo, aceite-a. A briga deve estar no meio da aceitação e essa é a essência do Yoga.

O que significa Yoga? Agir com aceitação e serenidade; agir com a visão total.

Depois da morte, o que acontece com a alma?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, ela fica pronta para voltar. Ela vai e fica na fila para um novo corpo. Milhões estão esperando para voltar para o planeta. Por isso digo às pessoas que têm tendências suicidas e querem se matar, para não fazê-lo. Você esperou por um longo tempo e ficou em uma longa fila para ter um corpo, então não o destrua. Isso é muito precioso.

Onde eu estava antes de vir para este corpo?

Sri Sri Ravi Shankar: Muito boa pergunta! Antes de ter este corpo, onde eu estava? A consciência é muito antiga; a mente é mais velha do que as pedras. Eu lhe digo, guarde essa pergunta. Essa é uma pergunta muito importante. Não tenha pressa em obter uma resposta.

Nessa mesma pergunta você encontrará a resposta, irá fundo na meditação e muito mais. Eu estou aqui agora, mas em todos os lugares também.

Como aceitar o momento presente?

Sri Sri Ravi Shankar: Como agora, neste momento eu aceitei sua pergunta e estou aqui agora. Entende? É espontâneo. O momento presente é inevitável. Qualquer coisa que exista está no momento presente. Sua preocupação sobre o futuro não está no futuro, está no presente. Mesmo as memórias passadas estão no presente. Você não pode escapar do presente.

Sua preocupação sobre o passado também é o presente. Você simplesmente tem que acordar e ver que o presente é inevitável. É só isso.

A raiva é algo bom?

Sri Sri Ravi Shankar: Se você quer usar a raiva para algo e ela estiver em seu controle, então é boa. Se a raiva te controlar, você estará com problemas. Você me entende?
Você pode usar a raiva como uma ferramenta, mas se a raiva começa a te usar, você perde tudo; a causa também desaparece.

A maioria das pessoas faz isso. Quando querem lutar contra a injustiça, elas se perdem e a própria causa pela qual elas lutam é derrotada.

Nos países de terceiro mundo e ao redor de todo o mundo, pessoas queimam ônibus, queimam trens e causam tantos danos! Por trás de toda manifestação há o pensamento de que estão lutando contra a injustiça; qualquer manifestação, em qualquer lugar do mundo.

Minha interpretação para guerra é: Pior Ato da Razão (WAR – Worst Act of Reason). Há uma razão para você ir à guerra. Qualquer um que vá para a guerra justificará essa guerra. Mas a guerra causa muitos danos e não te oferece nada. É por isso que as pessoas precisam encontrar caminhos alternativos. Demonstrações pacíficas, não violentas são as melhores, como os princípios de Ghandhi.

Nós fizemos isto em Agosto na Índia. Você deve ter ouvido falar nos jornais. IAC – India Against Corruption (Índia contra a corrupção), nós estamos juntando membros para isto. Fizemos um movimento sem uma única ação de violência ou distúrbio em nenhum lugar do país.

A Arte de Viver foi o principal patrocinador, principal fonte de recursos, e todos os voluntários fizeram questão que nenhum elemento antissocial entrasse neste momento anticorrupção.

Posicionar-se contra a corrupção e o crime poderia ter sido caótico. As pessoas poderiam queimar casas e ter feito todos os tipos de coisas. Mas não, há o comprometimento com a não violência. E de repente, durante todo o tempo, a taxa de criminalidade decresceu no país. Todo mundo estava se posicionando pela causa.

O que é pecado?

Sri Sri Ravi Shankar: Pecado é algo que a causa sofrimento a você e a outros em longo prazo. Aquilo que te proporciona prazer por um curto tempo, mas te faz sofrer pelo resto da sua vida, é pecado. Mas aquilo que aparenta doloroso no começo, mas em longo prazo te eleva, é mérito.

Qual é o segredo da meditação?

Sri Sri Ravi Shankar: Existem três tipos de espaço. O primeiro é o espaço externo, no qual todos os quatro elementos estão. O segundo tipo de espaço é o interior, onde vêm os pensamentos e as emoções; é chamado de Chit Akash. Em seguida existe o terceiro tipo de espaço, onde há apenas bem-aventurança.

E estes três espaços estão conectados, o espaço exterior, o espaço intermediário de pensamentos ou o corpo sutil, e o espaço causal da bem-aventurança e do amor. Então, toda vez que experimentar algum amor, alguma felicidade ou alguma paz, você estará em contato com o espaço interior. Você apenas toca e vai e isto traz a energia de dentro de você.

Assim, com elevada energia, a meditação acontece. E a meditação também eleva a energia, é uma via de mão dupla. Quando sua energia está elevada, a meditação acontece. Baseado em uma série de conversas intitulada “Segredos da meditação” dada por Sri Sri Ravi Shankar em 22 de abril de 2012, California. Estas palestras foram transformadas em Notas de Conhecimento.

Por que é um desafio ter compaixão por nós mesmos?

Sri Sri Ravi Shankar: Porque nós temos o hábito de nos culparmos. No caminho espiritual a primeira regra é parar de culpar-se. Essa é uma regra. Se nós pudermos aplicar essa regra, logo progrediremos muito no caminho espiritual.

Veja, o que é espiritualidade? O que é caminho espiritual? É entrar em contato consigo mesmo, com o núcleo do seu ser. Voltar-se para dentro para estar em contato consigo mesmo.
Se você continuar se culpando, como você poderá ir para junto de si mesmo? Você nunca vai querer estar com alguém que o culpa.

O maior impedimento para a meditação é a auto-culpa. Você nunca pode estar em paz, nunca pode mergulhar dentro de si e nunca pode transcender quando se culpa. Então nunca se culpe.

O que a música expressa?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando está feliz, cada passo que você dá é uma dança. Você dança do seu jeito através de sua vida. Sabedoria faz você dançar através de todas as situações. Um movimento amplo com ritmo é dança. Som amplo com ritmo é música. A vida ampla é celebração!

Quais os seus pensamentos sobre um governo mundial e uma família mundial?

Sri Sri Ravi Shankar: Uma família mundial é o que é mais pratico nesse momento. Deixo para os políticos pensarem sobre o governo mundial. Eles estabeleceram o Banco Mundial, mas para um governo mundial, acho que nenhum político esteja pronto no momento. Mas se ao menos as Organização das Nações Unidas se tornasse mais poderosa e mais proativa, em vez de sentar no banco traseiro, seria bom para o planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário