quinta-feira, 22 de maio de 2014

MESTRES DA FOTOGRAFIA - FOTÓGRAFOS BRASILEIROS QUE INSPIRAM E NOS ORGULHAM por Francine de Mattos




A história da fotografia brasileira começa no início do século XIX, com Dom Pedro II sendo mimado por seus pais ganhando de presente a invenção da época, o daguerreótipo. Desde então, através dos anos o Brasil se tornou um país que tem muito para se orgulhar quando o assunto é fotografia. Um dos mais importantes e respeitados fotógrafos da história é o brasileiro (brasileiríssimo!) Sebastião Salgado, que faz questão de honrar nossa pátria onde quer que esteja. Mas não é só dele que falaremos hoje.

Entre os grandes nomes da nossa fotografia, tomei a responsabilidade da difícil tarefa de montar uma lista com 12 incontestáveis mestres nacionais. Inspirados nessa lista e como exercício de pesquisa e aprendizado, pesquisem mais sobre a fotografia brasileira e descubra os incontáveis talentos que temos ainda escondidos. E que tal compartilhar conosco nos comentários essas descobertas inspiradoras?

Alécio de Andrade

Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de abril de 1938, formou-se em direito e publicou poemas em revistas literárias. A partir de 1961, passou a se dedicar à fotografia. Mudou-se para Paris após ganhar uma bolsa de estudos no Institut Des Hautes Etudes Cinématographiques, trabalhou como fotojornalista correspondente para a revista Manchete, e tornou-se membro da gloriosa agência Magnum. Em trabalhos pessoais, Alécio fotografou a cidade de Paris, o público que visitava o museu do Louvre e adorava fotografar crianças. Alécio morreu em Paris, em 6 de agosto de 2003.



Cristiano Mascaro

Paulista de Catanduva, Cristiano é formado em arquitetura pela USP, onde também se tornou mestre e doutor defendendo teses que abordavam a relação da arquitetura com a fotografia. Trabalhou por quatro anos como repórter fotográfico na revista Veja, realizando muitas matérias no Brasil e no exterior. Cristiano é um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, sendo referência por sua fotografia de arquitetura e urbanismo.



Guy Veloso

Fotógrafo desde 1988, Guy é formado em Direito. Nasceu em Belém e tem seu trabalho pessoal focado na cultura, na arte e na religiosidade do povo brasileiro. Guy trabalha até hoje com equipamento analógico.



Izan Petterle

Do Alegrete, no Rio Grande do Sul, Izan se mudou para uma fazenda na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Fotógrafo desde 1975, trabalha desde 2000 para a National Geographic Brasil. Izan é um fotógrafo que se orgulha de ser brasileiro, e demonstra toda essa paixão através de seu trabalho registrando as belas paisagens e manifestações populares no nosso país.



José Bassit

Bassit é paulista e começou a fotografar em 1985. Seu trabalho retratando as manifestações religiosas do povo brasileiro já foi publicado nos principais jornais e revistas do país. José é uma das maiores referências da fotografia documental atual.



Juan Esteves

Juan começou sua carreira como fotojornalista na Folha de S. Paulo, jornal para o qual também trabalhou como editor. Além de fotógrafo, também é crítico de arte e professor. Referência quando o assunto é retrato, Juan tem um projeto chamado "Vida de Fotógrafo", que se tornou um livro e reúne 60 fotógrafos brasileiros.



Marcelo Buainain

Marcelo tinha tudo para ser médico, mas no quinto ano largou o curso e decidiu se dedicar à fotografia. Viajou pelos quatro cantos do planeta, desenvolvendo um expressivo trabalho documental. Nascido em Campo Grande, já morou na Europa e hoje vive em Natal.



Nair Benedicto

Com formação em Rádio e Televisão, Nair começou a fotografar em 1972. Ela faz parte do cenário fotojornalístico do país, e junto com outros importantes fotógrafos fundou as primeiras agências de fotografia do Brasil. Seu trabalho tem foco em temas sociais e manifestações populares. Nair tem registros íntimos e poéticos em seu trabalho documental.



Paula Sampaio

Mineira de nascimento e paraense de coração, Paula Sampaio se mudou para Belém ainda criança. Começou a fotografar em 1987 e dedica sua vida a fotografar os problemas da região Amazônica. Seu trabalho em preto e branco é rico em expressões e contraste.



Pedro Martinelli

Iniciou sua carreira como repórter fotográfico no jornal Gazeta Esportiva, em 1967. Três anos depois, com apenas 20 anos, Pedro foi escalado pelo jornal O Globo para cobrir uma expedição de "atração" dos chamados "Kranhacârore", chefiada por Claudio Villas Bôas. Pedro Martinelli se encontrou como fotógrafo durante essa expedição.



Tiago Santana

Nascido em Crato, no Ceará, Tiago trocou o curso de Engenharia Mecânica pela fotografia. Fotografando desde 1989, seu trabalho aborda assuntos sociais e culturais, focando-se principalmente no registro da essência do povo nordestino.



Walter Firmo

Carioca e autodidata, Walter Firmo já foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. Iniciou sua carreira como fotógrafo jornal Última Hora, em 1957. Desde lá, passou pela diretoria da Funarte, atuou na publicidade e publicou alguns livros de trabalhos autorais. Mestre da fotografia colorida no país, dedica-se principalmente às questões folclóricas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário