quarta-feira, 19 de março de 2014

HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ O PATRONO DA FAMÍLIA

Todos os "Josés" que eu conheço são pessoas das quais eu admiro e gosto muito. Começando pelo meu pai amado que se chama também JOSÉ.
Roberta Carrilho



Hoje é dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Por isso, a Liturgia Católica se despe da austeridade quaresmal, simbolizada pela cor roxa e a sobriedade, para se revestir de alegria e de branco. José guiou, protegeu e sustentou a Sagrada Família. Foi responsável pela educação de Jesus, considerado o filho do carpinteiro, cuja profissão aprendeu. A devoção popular o vê como padroeiro da boa morte por imaginá-lo vivendo e morrendo ao lado de Maria e de Jesus. A proteção dispensada à Sagrada Família fez com que o povo cristão o visse como padroeiro das famílias e, sobretudo, da grande família de Deus, que é a Igreja. Assim, o Papa Pio IX proclamou o patriarca São José “patrono da Igreja Universal”. São José é para todos nós modelo de obediência à vontade de Deus e exemplo de cooperação com o plano da nossa salvação, servindo a Jesus e a Maria. 

São José, rogai por-nós!



TESTEMUNHO DE SANTA TERESA DE ÁVILA, SOBRE SÃO JOSÉ:

“Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e muito me encomendei a ele. Claramente vi que dessa necessidade, como de outras maiores referentes à honra e à perda da alma, esse pai e senhor meu salvou-me com maior lucro do que eu lhe sabia pedir. Não me recordo de lhe haver, até agora, suplicado graça que tenha deixado de obter. Coisa admirável são os grandes favores que Deus me tem feito por intermédio desse bem-aventurado santo, e os perigos de que me tem livrado, tanto do corpo como da alma. A outros santos parece o Senhor ter dado graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas. 

O Senhor quer dar a entender com isso como lhe foi submisso na terra, onde São José, como pai adotivo, o podia mandar, assim no céu atende a todos os seus pedidos. Por experiência, o mesmo viram outras pessoas a quem eu aconselhava encomendar-se a ele. A todos quisera persuadir que fossem devotos desse glorioso santo, pela experiência que tenho de quantos bens alcança de Deus…De alguns anos para cá, no dia de sua festa, sempre lhe peço algum favor especial. Nunca deixei de ser atendida”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário