terça-feira, 11 de março de 2014

10 GRANDES ROMANCES DE ÉPOCA - site adorocinema

A estreia de Anna Karenina traz de volta aos cinemas a tradição dos romances impossíveis dos séculos passados, com seus figurinos deslumbrantes, cenários requintados, música impactante... Se você é fã dessas produções, relembre a seguir dez grandes filmes de época do cinema contemporâneo. 



Anna Karenina (2012)


O romance do escritor russo Leon Tolstoi já foi adaptado várias vezes ao cinema, mas em Anna Karenina (2012), o diretor Joe Wright decidiu ousar. Ao invés de filmar em diversas locações, ele construiu a maior parte do filme dentro de um salão, com os cenários mudando ao fundo, diante do espectador. Este recurso, digno das grandes produções teatrais, levou o filme a receber 4 indicações ao Oscar (inclusive de melhor cenário), vencendo da estatueta de melhor figurino. Nesta história, Anna (Keira Knightley) é casada com o rico Alexei Karenin (Jude Law), embora o casamento esteja em crise. Durante uma viagem, ela conhece o Conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson) e se apaixona. Mas quando a infidelidade é descoberta por Karenin, Anna tem que lidar com a vingança do marido.


Orgulho e Preconceito (2005)


Antes de interpretar uma esposa infeliz a adúltera em Anna Karenina (2012), Keira Knightley ainda fazia o papel de uma jovem adulta em Orgulho e Preconceito (2005). A trama se passa no final do século XVIII, quando o sonho da maioria das garotas era encontrar um homem rico que lhe garantisse um bom futuro. Mas Elizabeth (Knightley) não quer seguir os planos impostos pela família, apaixonando-se por um homem tímido e misterioso (Matthew MacFadyen). Orgulho e Preconceito, do mesmo diretor de Anna Karenina, confirmou o gosto de Keira Knightley por produções de época. Ela já tinha interpretado o papel feminino principal em Rei Arthur (2004) - filme mais voltado para a ação do que para o romance -, mas depois experimentou outros romances clássicos em Desejo e Reparação(2007) e A Duquesa (2008).

Casanova (2005)


A história de Casanova (2005) é outra lenda da literatura romântica, sobre um homem conquistador, que nunca se apaixona, até ser rejeitado pela primeira vez. Heath Ledger interpreta o galanteador, mas apesar de todo o seu charme, Francesca (Sienna Miller) o recusa. Este homem começa a usar todas as suas artimanhas, correndo o risco de destruir sua reputação e sua vida. Com o slogan "Não há maior aventura que o amor verdadeiro", Casanova foi dirigido por um cineasta que não tem medo de ser romântico ou piegas demais: Lasse Hallström. O filme teve um sucesso apenas modesto, mas ainda é lembrado tanto pelos fãs de histórias de amor quanto pelos adoradores de Ledger, que viram o ator no último filme de época antes de sua morte, em 2008.

Shakespeare Apaixonado (1998)


Neste romance vencedor de 7 Oscar (inclusive melhor filme), o pobre William Shakespeare (Joseph Fiennes) acumula vários fracassos e não consegue escrever novas peças. Para sua sorte, ele encontra uma musa, Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma aspirante a atriz - algo proibido nesta época em que apenas os homens subiam aos palcos. O amor entre os dois acompanha a paixão pela literatura e pelas artes dramáticas. Combinando comédia e drama, dados biográficos e ficção, Shakespeare Apaixonado foi um grande sucesso, alavancando a carreira de Gwyneth Paltrow. 

Elizabeth (1998)


Além de ser um romance de época, Elizabeth (1999) também apresenta a biografia da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Na época, a Inglaterra é o palco de um confronto sangrento entre católicos e protestantes. Quando Elizabeth (Cate Blanchett) conquista o poder, ela deve enfrentar a oposição dos padres, a resistência dos nobres ao seu romance com o lorde Robert Dudley (Joseph Fiennes) e a falência iminente do reinado. Com uma atuação poderosa de Blanchett e diversos coadjuvantes talentosos (Geoffrey Rush, Christopher Eccleston), Elizabeth obteve um grande sucesso em 1998, sendo indicado a 7 Oscar. Uma sequência foi preparada nove anos mais tarde: Elizabeth - A Era de Ouro (2007), com Blanchett voltando ao papel da rainha dividida entre guerras, amores e complôs. O filme venceu diversos prêmios pelos figurinos, maquiagem e cenários. 

Moça com Brinco de Pérola (2003)


O romance Moça com Brinco de Pérola (2003) reuniu dois atores que transitam sem dificuldade pelas produções de época: Colin Firth, que interpreta o pintor Johannes Vermeer, e Scarlett Johansson, no papel de uma jovem camponesa que trabalha na casa do artista, e acaba se tornando o tema do famoso quadro Moça com Brinco de Pérola. Ao tentar reproduzir a luz peculiar dos quadros do pintor, o filme foi indicado a 3 Oscar, pelos trabalhos de fotografia, direção de arte e figurinos. Johansson voltaria a interpretar uma jovem moça ingênua no romance de época A Outra (2008), ao lado de Natalie Portman, enquanto Firth ganharia o Oscar de melhor ator justamente em um filme de época, O Discurso do Rei (2010), no qual interpreta o rei George VI. 

Razão e Sensibilidade (1995)


Entre os vários livros da escritora Jane Austen adaptados aos cinemas, talvez Razão e Sensibilidade (1995) seja o mais popular. Dirigido pelo eclético Ang Lee (As Aventuras de Pi), o filme trata da sina de três irmãs, em má situação financeira após a morte do pai. Devido à falta do dote, tanto a tímida Elinor (Emma Thompson) quanto a espontânea Marianne (Kate Winslet) têm dificuldades em encontrar pretendentes. O drama segue a trajetória amorosa das duas. Razão e Sensibilidade tem todos os ingredientes de um bom romance de época, com belos cenários, figurinos e maquiagem impecáveis, além de diversos amores traçados pelo destino. Emma Thompson e Kate Winslet estão perfeitas como duas irmãs completamente opostas. 

Maria Antonieta (2005)


Um ícone da história francesa, a jovem Maria Antonieta ganhou um tratamento pop e bem-humorado em 2005, pelo olhar da diretora Sofia Coppola. Ao invés de retratá-la como uma garota ambiciosa e manipuladora, a cineasta enxergou na rainha austríaca (interpretada por Kirsten Dunst) uma adolescente ingênua e despreparada, que se casa com Luís XVI (Jason Schwartzman) contra a sua vontade, sem conhecer as rígidas regras da nobreza. Sem surpresa, os franceses ficaram chocados com este olhar clemente à controversa moradora do Palácio de Versalhes, mas a produção conseguiu ser valorizada tanto pelo festival de Cannes (onde integrou a seleção oficial) quanto pelo Oscar, que premiou seus figurinos. Para deixar claro que sua biografia tomava muitas liberdades em relação aos fatos, Coppola decidiu inclusive filmar um par de tênis All Star no armário de Maria Antonieta, em pleno século XVIII.

Ligações Perigosas (1988)


Como nem todos os filmes de época giram em torno de amores românticos, Ligações Perigosas (1988), deStephen Frears, prefere retratar os jogos perversos da sedução. Michelle Pfeiffer interpreta Marie de Tourvel, uma típica garota casta e ingênua, corrompida pelo manipulador Visconde de Valmont (John Malkovich), a pedido da maléfica Marquesa de Merteuil (Glenn Close). O filme é certamente um dos mais famosos de Stephen Frears (A Rainha), e também um dos primeiros a explorar todo o potencial do talentoso trio de atores. Uma Thurman também aparece nesta história, ainda no começo de sua carreira, quando atuava principalmente em papéis de garotas sedutoras e desinibidas.

Anna e o Rei (1999)


Jodie Foster nunca foi conhecida pelos filmes de época, mas em Anna e o Rei (1999) ela se adapta muito bem a este universo, no papel de uma professora inglesa, enviada ao Sião para cuidar das dezenas de filhos do Rei (Chow Yun-Fat). A medida que os dois se aproximam, ficam evidentes as diferenças de ponto de vista entre Ocidente e Oriente, pacifismo e belicismo. Apesar de ter fracassado nas bilheterias, sequer cobrindo seus altíssimos custos de produção, Anna e o Rei ficou lembrado pela polêmica tentativa de retratar o ponto de vista americano sobre o Oriente. Além dos problemas políticos durante a produção - o filme foi banido na Tailândia por causa de seus erros históricos - e das epidemias que atrapalharam as filmagens, o controverso roteiro ainda foi rejeitado por diversas atrizes, como Kate Winslet,Emma Thompson, Alyssa Milano e Shannen Doherty.




Fonte: http://www.adorocinema.com/materias-especiais/filmes/arquivo-100209/?tab=1



Nenhum comentário:

Postar um comentário