sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

QUAL O VERDADEIRO SENTIDO QUE A PALAVRA 'AJUDA' TEM PARA VOCÊ? Ricardo Prado • HUMANA MENTE •




Já refleti sobre isto, mas diante de algumas situações que ainda continuo vendo, acho válido repetir a reflexão, para que se possa reafirmar esta mudança de padrão tão necessária ao crescimento do ser humano e o sucesso no objetivo de ajudar alguém, caso seja esta a sua intenção.

Para se chegar ao verdadeiro sentido da palavra, é necessário abrir a mente, sair um pouco fora de crenças sem sentido que você adquiriu no decorrer de sua vida e refletir um pouco sobre o assunto. Quando você se depara com uma pessoa limitada - sim, limitada, pois se assim não fosse perante uma situação específica, ela não estaria necessitando de ajuda - você deve se dar conta de que ela precisa de sua AJUDA, não do seu POTENCIAL em resolver o problema para ela, ao contrário do que ela mesma e muitas pessoas ainda pensam.

Ou seja, ajudar não é fazer algo no lugar da pessoa, mas sim fazer algo para que a ajude a fazer o que ela mesma necessita fazer. E é aí que está o verdadeiro sentido da palavra e da ação. Ao ajudar alguém, ou fazer caridade, como é chamado por algumas pessoas, é importante que você enxergue esta atitude como um desafio à você mesmo, que favorecerá positivamente a pessoa necessitada, ou seja, promover nesta pessoa, todo o possível potencial que se encontra dentro dela, com o objetivo de fazê-la perceber que as forças motrizes, as soluções e as ações na solução dos problemas de sua vida encontram-se em poder delas mesmas. Fazê-las enxergar que este poder não está em você e nunca esteve.

Como menciona o autor de um texto que publiquei em minha comunidade HUMANA MENTE: não existe nenhum salvador fora de nós mesmos, nós somos a própria salvação, ou seja, nós somos a própria solução. Conheço muitos casos de pessoas sem braços e sem pernas que conseguiram solucionar seus problemas e suas deficiências, e adquiriram sucesso e realização por elas mesmas, vencendo assim na vida, portanto, não existe limitação para o ser humano dentro do âmbito real da vida. A limitação está na mente de cada um de nós e na mente de pessoas que não ajudam, apenas amplificam ainda mais as limitações das pessoas ao seu redor.

Enquanto você continuar ajudando as pessoas com a atitude de resolver e promover as coisas no lugar delas, você não estará ajudando ninguém, apenas estará fomentando ainda mais as limitações que estas pessoas acreditam possuir. E entenda que você não pode jamais sentir-se culpado ou responsável por não ter tido a possibilidade de ajudar alguém. Primeiro analise se esta pessoa deseja a ajuda de alguém. É um tremendo erro sentir-se culpado por uma escolha que não é sua, e sim da pessoa, que escolheu permanecer onde está e do jeito que está. Não existe ajuda onde não existe o consentimento e a consciência pela ajuda oferecida !

Ajudar as pessoas não é uma ação solta ao vento e aos quatro cantos, de forma aleatória. Ajudar e fazer caridade também se torna essencial e necessário se utilizar de bom senso para não usar isto como forma de alimentar o próprio ego, inteligência para saber como fazer da forma correta, percepção para saber se a pessoa realmente deseja sua ajuda, e sabedoria e foco para poder identificar onde estão os potenciais de cada pessoa, do contrário, será somente mais uma ação de bondade ilusória e desperdiçada, mediante um nobre objetivo: o crescimento do ser humano.

Ajude as pessoas a aprenderem a nadar, evitando assim o próprio afogamento, ao invés de afundá-las ainda mais, achando que as está salvando !


Nenhum comentário:

Postar um comentário