sábado, 8 de junho de 2013

ESCOLIOSE LOMBAR - EU?



Infelizmente recentemente fiz alguns exames 
e ficou diagnosticado que eu estou com escoliose lombar
além do esporão calcâneo e fibromialgia...aff! 


A idade está me alcançando e rápido.
Fazer o quê? Tratar com fisioterapia, dieta, terapia etc!
Continuar seguindo...
Roberta Carrilho


De acordo com as estatísticas, cerca de 80% da população sofre ou sofrerá com dores lombares em algum momento da vida. E a dor lombar é um dos motivos mais frequentes para o afastamento e faltas no trabalho.

A região, localizada na parte baixa das costas, próxima ao quadril, recebe bastante carga, principalmente quando estamos sentados. 

Alguns fatores podem ocasionar maior sobrecarga nesta área, como o uso de salto alto, a gravidez, má postura, encurtamento dos músculos da região lombar e posteriores da coxa e fraqueza dos músculos abdominais. Tanto o uso do salto alto como a gravidez deslocam o centro de gravidade para a frente, causando um aumento excessivo da curvatura da região lombar, a tão conhecida hiperlordose lombar.

O problema da dor lombar é que, além de ser bastante desconfortável, acaba se tornando crônica e incapacitante. Ela pode evoluir para um quadro mais grave, como a hérnia de disco. Portanto, se você sente dor lombar, procure um médico.

Como estivemos falando sobre aquela barriguinha e seus efeitos nocivos, podendo gerar a Síndrome Metabólica, eis aqui mais uma razão para não descuidar do fortalecimento da região abdominal.

A fraqueza da parede abdominal e o encurtamento dos músculos posteriores da coxa e flexores do quadril estão diretamente associados ao quadro de dor lombar. A boa notícia é que, segundo estudos realizados por pesquisadores brasileiros, após um período de fortalecimento e alongamento destas regiões, o corpo responde bem e o quadro de dor apresenta melhora.

Outra boa notícia é que o fortalecimento abdominal faz com que as vísceras fiquem comprimidas, mantendo uma silhueta mais elegante. Diminuir a dor e ainda melhorar a estética parece um grande benefício, considerando que será necessário investir alguns minutos diários em exercícios de alongamento e fortalecimento.

Estudos
- INTERVENÇÃO DE TÉCNICAS DE CINESIOTERAPIA CLÁSSICA EM DOR LOMBAR CRÔNICA: REPERCUSSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

Graziela Tiemy Kajita 1,
Simone Paganini Fasolo2

Universidade Camilo Castelo Branco/ Fisioterapia. – RELAÇÃO ENTRE FORÇA ABDOMINAL, ABDOME PROTUSO E ÂNGULO LOMBOSSACRAL EM MULHERES JOVENS

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 99-104, out./dez., 2006.



Hoje comprei esta cadeira para ajudar a minimizar as minhas dores nas costas, planilhas de gel, sandálias Usaflex, etc. Consulta com nutricionista, fisioterapeutas já agendadas ... e vamo que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário