segunda-feira, 5 de março de 2012

SINAIS PRÓDOMOS NO TRANSTORNO DE HUMOR (BIPOLAR) por Will Brasil (BIPOLAR BRASIL)



Olá amigo (a) leitor (a)

Eu disse algum tempo atrás que eu falaria sobre "sinais pródromos", o nome pode parecer complicado, mas o conceito é simples de entender é realmente muito importante que entendamos. Alias, fundamental para nós bipolares, e principalmente para quem "cuida" e/ou está de "olho" em um bipolar. É um assunto portanto para familiares de bipolares prestarem atenção e deste modo ajudarem a monitorarem as possíveis "crises" que os bipolares possam sofrer durante o decurso da doença.


No transtorno afetivo bipolar do humor nós bipolares sofremos crises sem "aviso prévio" em algumas situações. Seria o mesmo que um raio cair sobre uma pessoa em um dia de sol sem sequer uma nuvem no céu (uma comparação feliz que o livro "Vivendo com Bipolaridade fez e achei interessante). Às vezes entramos em crise "do nada". Estamos bem, estáveis e... de repente... tudo muda... Entramos numa crise! Súbito! Sem avisos. Sem "sinais pródromos". Tendo isso mente, já nos facilita em partes os entendimento do conceito que iremos esmiuçar daqui adiante.


Ocorre que (ainda bem) em alguns casos as crises (tanto depressivas, quanto maníacas) avisam que estão "chegando". E isso é extremamente importante, porque nos permite "frear" a crise em si. Ou ao menos "amenizar" a crise. E isso faz toda a diferença!

Esses "avisos prévios" antes da "crise" de fato se instalar juntos com seus sintomas etc... chamamos de "sinais pródromos".


Simples? Sim, simples!


É só o "nominho" que colocaram pra complicar mesmo... Alias, eu diria que o nome não deveria preceder de "pró" e sim de "pré", certo? Se é algo que "prediz" algo que vai acontecer, deveria ser assim... Rsss


De todo modo, isso não importa. Importa o conceito de que "sinais" antes de uma "crise" do transtorno bipolar surgem, e que esses sinais se identificados, podem, evitar e/ou amenizar uma "crise" proveniente da doença. E este é ponto que você bipolar ou você que cuida de um bipolar tem que ficar atento!


Vou citar alguns exemplo se "sinais pródromos" que antecedem uma "crise de depressão" para você ter uma ideia geral de como funciona tudo isso. Ex: Antes de uma depressão o paciente bipolar pode ficar muito mais sensível "a criticas do que o normal" e acreditar que os outros estão rejeitando-o. Veja, ele ainda não entrou na crise de depressão, mas, certamente com esses sinais "pródromos" evidentes, certamente, está a caminho de entrar numa crise depressiva. E você bipolar pode perceber que está se sentindo assim.


Quem está de fora cuidando do bipolar, pode reconhecer muito mais fácil, até, nesses casos! Um outro sinal interessante que um cuidador do bipolar pode ficar atento e alerta: o bipolar que está quase entrando em crise depressiva, começa a "cancelar" compromissos... Antes, o bipolar queria ir a festa junina (por exemplo), já havia marcado as viagens de férias... marcou onde ia assistir aos jogos do Brasil na copa, a agenda já estava toda perfeita... mas, o bipolar começou a desmarcar tudo! Aí está mais alguns "sinais pródromos" que nos "alerta" que o bipolar está "pronto" para entrar numa crise depressiva!


Veja, que antes mesmo de uma crise ocorrer (que obviamente é mais grave e complicada de tratar, temos como monitorar alguns "comportamentos" que nos dão dicas de como e quando uma crise ocorrerá). E observe, como a família tem um papel muito mas muito importante nisso tudo! Importante, porque nem sempre o bipolar vai se dar conta do sinais pródromos que lhe ocorrem. Quem está fora da doença, é que geralmente percebe as mudanças de comportamento com mais clareza.


Bom, esses exemplos acima são da depressão... e da hipomania e mania, que são o extremo oposto da doença? Como podemos identificar que estamos diante de sinais de alerta?


Bem, vamos a alguns sinais que "avisam" que as coisas provavelmente vão sair de controle... Vamos lá...


No extremo oposto da depressão:


Redução das horas de sono. Este particularmente na minha opinião é o ponto mais importante. No transtorno bipolar do humor o paciente tem que tentar gerenciar o sono de uma maneira muito "disciplinada", e, quando ocorre alguma coisa que muda os horários, provavelmente estamos diante de "avisos prévios" de que a crise está a caminho. Um exemplo: O bipolar está acostumado a dormir todos os dias por volta das 23 horas (+/-) e acordar 9 horas. Faz disso uma razoável rotina...


Em algum momento, ele, começa a dormir 2 horas da manhã, e acordar 13 horas da tarde... E isso começa acontecer 1, 2... 3 dias. Pronto! Estamos diante de "sinais" que nos indica que alterações no sono estão ocorrendo, e, que anunciam que a crise ou chegará ou já se instalou.


Outros pontos importantes de alerta antes das crises da euforia no transtorno afetivo bipolar do humor: aumento da atividade e energia. De repente o bipolar sente-se com tanta energia que arruma sua casa inteira por exemplo; aumento da sociabilidade (diferente do exemplo que eu dei na depressão, ao invés dele cancelar compromissos, ele faz o contrário: marca várias atividades).


E veja: Isso não é bom!


Tanto o retraimento quanto a expansão marcada por muita "intensidade" e "repentina", temos de ter atenção! Porque que são "sinais pródromos" que como eu disse, anunciam "crises", e, crises são "problemas" sérios na doença.


Crises são complexas de tratar quando já estão instaladas no paciente. Um outro sinal que eu considero muito importante e que é fácil de um não bipolar identificar no paciente bipolar é a "irritabilidade".


Este ponto (como o sono) considero fatores de suma importância. Bipolares que estão para entrar em crises de hipomania ou mania, geralmente ficam com um grau de "irritabilidade" alta. E nesse caso devemos avisar o médico, para que este possa ajustar a medicação (se for o caso) e evitar que a crise se instale.


Existem outros "sinais pródromos" tanto na depressão, quanto na hipomania e mania. Mas listei aquilo que julgo mais importante e geral. Fato é que cada paciente em especial tem os seus sinais "particulares". Não existem regras "engessadas". Este artigo serve para que possamos entender que existem duas situações: Crises que ocorrem sem aviso prévio e crises anunciadas.


E serviu também para nos mostrar que nas "crises anunciadas" devemos buscar identificar mudanças de comportamentos (padrões dessas mudanças antes das crises), para que antes que as crises se instalem, possamos nos antecipar a elas. E aprendemos de algum modo que "cada paciente" é uma estória diferente.


Tanto o bipolar quanto o familiar do bipolar deve aprender no dia dia, quais são os "sinais pródromos" que acompanham seu caso particular. Para isso o dia dia e a experiência com a doença irá mostrar.
Uma dica é anotar numa agenda ou caderno os sinais que antecederam uma crise ou uma última crise, por exemplo. Certamente em algum momento pode ocorrer novas crises, então, observando os sinais que o levaram a última crise, você já tem uma ferramenta extra para não ter recaídas desnecessárias... Essa é a ideia!

Avisar familiares e seu cônjuge etc... Também é uma estrategia muito sábia. Deste modo, antes mesmo de uma crise, você estará "blindado" do sofrimento de uma depressão e das peripécias de uma hipomania ou mania.


Acho então que ficamos por aqui e na certeza que se nos atentarmos aos "sinais pródromos", ganhamos vantagens em transtorno afetivo bipolar do humor.


Boa sorte a todos nós, bipolares ou não,


Will




O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


Facebook BIPOLAR BRASIL

Google+ BIPOLAR BRASIL 

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


Abraços fraternos,
Roberta Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário