quarta-feira, 23 de junho de 2010

CICATRIZ DO AMOR



Foto by Fabio Itri (fantástico fotografo)

Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia. Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.

A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão: Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o primeiro a entrar em sala de aula, e o ultimo a sair, desta forma nenhum aluno veria o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.

O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás. Levado ao conhecimento do menino a decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição: Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela cicatriz.

A turma concordou, e no dia seguinte o menino entrou em sala dirigiu-se a frente de todos e começou a relatar:

- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri: Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de todos lá em casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade... A turma estava em silencio E Atenta a tudo . O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.

Silêncio total em sala.

-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeiras pegavam fogo e estava muito quente... Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse para eu ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar la para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chamas. Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar: 'minha filhinha esta lá dentro!' Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...

Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e coloquei ele no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar. Saí entre as pessoas e quando perceberam eu já tinha entrado na casa. Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou em meu rosto...

A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada, então o menino continuou: Vocês podem achar esta cicatriz feia, mas tem alguém lá em casa que acha ela linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha A beija porque sabe que é marca de AMOR.

Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de cicatriz. Não falo da cicatriz visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações. Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas cicatrizes em suas mãos, seus pés e sua cabeça. Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, morreu em nosso lugar, protegeu-nos e ficou com todas as nossas cicatrizes. Essas também são marcas de AMOR.

"Não ame pela beleza,
pois um dia ela acaba;

Não ame por admiração,
pois um dia você se decepciona;

Ame apenas,
pois o tempo nunca pode acabar
com um amor sem explicação."


Autor desconhecido


Eu simplesmente fiquei em êxtase com este texto ...
É uma das mais belas manifestações do que é o amor.
É Lindo!!! THE BEST LOVE ...
Roberta Carrilho

terça-feira, 22 de junho de 2010

TRISTE REALIDADE: NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MATO GROSSO, UM MAGISTRADO É AFASTADO A CADA OITO DIAS

Nos últimos 4 meses, investigações revelam suspeitas de irregularidades. Apurações do CNJ e STJ apontam casos de venda de sentença, desvio de verbas, pagamentos indevidos e nepotismo.
Quinze magistrados, sendo seis desembargadores, foram aposentados compulsoriamente ou afastados de cargos por suspeita de irregularidades e corrupção no Judiciário de Mato Grosso nos últimos quatro meses. Uma média de um a cada oito dias.

Investigações feitas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) apontam casos de nepotismo, desvio de verbas, irregularidades em obras, pagamentos de créditos indevidos a magistrados e venda de sentenças.

Na semana passada, o STJ decidiu por 13 votos a 1 afastar quatro magistrados, entre eles, o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Evandro Stábile. São suspeitos de negociar decisões judiciais por meio de lobistas.

Em fevereiro, o CNJ determinou a aposentadoria compulsória  - pena máxima, que prevê manutenção de rendimentos proporcionais  - de dez magistrados. Todos foram punidos por envolvimento em suposto esquema de desvio de R$ 1,5 milhão dos cofres do tribunal para entidade maçônica. Entre os aposentados, estavam os desembargadores Mariano Alonso Ribeiro Travassos, então presidente do TJ, José Ferreira Leite (ex-presidente) e José Tadeu Cury. Eles negam envolvimento.

Outra investigação do CNJ resultou na aposentadoria do desembargador José Jurandir de Lima. foi considerada procedente a acusação de que ele manteve, entre 2001 e 2006, dois filhos como funcionários fantasmas de seu gabinete. Ele alega incompetência do CNJ e pena desproporcional.

O TJ também encontrou dificuldades para cobrir as vagas abertas: o mais recente indicado para desembargador, o juiz Fernando Miranda, teve a posse suspensa pelo CNJ por conta de nove condenações administrativas.

Considerando aposentadorias compulsórias voluntárias e afastamentos cautelares, há dez vagas de desembargador no tribunal.

Escolhido para uma mandato-tampão após a queda do presidente Mariano Travassos, o desembargador José Silvério Gomes ainda enfrenta uma greve de servidores há mais de um mês.

Em nota, o presidente disse que os afastamentos "não retratam uma situação de normalidade, mas não significam inviabilização dos serviços jurisdicionais".

Cláudio Stábile, presidente da OAB-MT, vê a crise como a hora de "corrigir falhas históricas". "É preciso retirar as pessoas que não têm o perfil e os requisitos para exercer a magistratura. O Judiciário sairá fortalecido" afirmou.

Reportagem de Rodrigo Vargas - Folha de São Paulo do dia 21de junho de 2010.




O povo brasileiro espera um Judiciário não só fortalecido, mas ético e moral.
É lamentável essa situação!
Roberta Carrilho

segunda-feira, 21 de junho de 2010

BIPOLAR - TRANSTORNOS AFETIVOS DE HUMOR - BLOG BIPOLAR BRASIL


ADQUIRA SUA CAMISETA  - Entre em contato com Bipolar Brasil:
Willian H. Katahira  - e-mail: bipolarbrasilbr@gmail.com - Fone: (011) 8359-2354

Acesse o BLOG BIPOLAR BRASIL 
bipolarbrasil.blogspot.com/ e saiba tudo sobre essa doença. É um blog de leitura fácil, com relatos, sugestões, dicas de tratamento e convivências com os bipolares.

Enfim, é um blog super interessante!!!Eu indico é ótimo!!! Aprendi e continuando aprendendo muitas coisas sobre essa doença, são diversos textos, indicações de livros e etc. É preciso entender e aprender para conviver com os portadores desta doença infelizmente sem cura.

Livros excelentes para entender e conviver com a bipolaridade:

- "Vivendo com transtorno bipolar"Autores: Lesley Berk, Michael Berk, David Castle e Sue Lauder Editora Artmed;

- "Temperamento forte e bipolaridade" - Dominando os altos e baixos do humorAutor: Diogo LaraEditora: Revolução de idéias.


Mas é possível ter uma vida estável, através dos tratamentos: medicamentos e terapia.


O pior doente é aquele que não aceita que é portador de transtornos afetivos de humor e recusa tratamento. Para mim, é um egoísta e covarde. Qual é o problema em assumir sua doença e buscar ajuda? Preconceito? Medo? Estigma? Não há desculpa plausível para a recusa em se tratar. Consequentemente e indiretamente todas pessoas próximas aos portadores de transtornos afetivos de humor, sejam familiares ou não sofrem com as alterações de humor, agressividades, percepções distorcidas da realidade, e etc. Enfim, todos sofrem em nome do orgulhoso e do egoísmo.


Existem milhões de pessoas que passam pelos mesmos problemas e vão a luta. Estes sim, são dignos e merecem nosso respeito e apoio! 


Quem ama se cuida ...
por si mesmo ou por amor a filha.


ENCONTROS PARA BIPOLARES EM BH QUE SÃO PROMOVIDOS PELA UFMG, CONFORME DADOS:

- Grupo de auto-ajuda a familiares e portadores de transtornos bipolar.

Encontros nas 2ª feiras, das 19h às 21:30, na Faculdade de Medicina - Av. Alfredo Balena, 190 - sala 3052 - 3º andar.

Informações:


ATENÇÃO!!!! RECEBI ONTEM E HOJE (16 e 17/01/13) DOIS E-MAILS ME INFORMANDO QUE ESTE ENDEREÇO ACIMA NÃO ESTÁ DANDO RETORNO. RESOLVI VERIFICAR DIRETAMENTE NA UFMG E ESTOU AGUARDANDO RESPOSTA DA UFMG. EU NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO, PEÇO QUE AGUARDEM A RESPOSTA. SEGUE ABAIXO A MENSAGEM QUE ENVIEI SOLICITANDO INFORMAÇÕES. PEÇO COMPREENSÃO DE TODOS! OBRIGADA ROBERTA CARRILHO


Boa Tarde

Meu nome é Roberta Carrilho e estou procurando esclarecimento ou informações. Sou uma pessoa que procuro estudar, pesquisar sobre transtornos mentais, principalmente os afetivos, como bipolares. Tive uma filha com um portador e em 2010 publiquei no meu Blog um serviço que naquela época eu tinha localizado pelo google que a UFMG prestava aos portadores sem recurso.
Porém, recebi um e-mail ontem da XXXXX me pedindo para ajudá-la pois, a mesma não estava conseguindo contato. Também voltei a pesquisar no google para verificar o que estava acontecendo e desta vez eu encontrei somente o meu post e não mais desta pessoa: "Grupo de auto-ajuda a familiares e portadores de transtornos bipolar - Encontros nas 2ª feiras, das 19h às 21:30, na Faculdade de Medicina - Av. Alfredo Balena, 190 - sala 3052 - 3º andar. - Informações: email: riquebh@terra.com.br".
Eu não estou entendendo. Não sei se essa pessoa é real. Enfim, o que eu preciso é de informações corretas para poder ajudar esta pessoa (Maria José) que viu meu post e me pede ajuda.

Por gentileza gostaria de saber se existe algum tipo de grupo de ajuda para pessoas portadoras de transtornos mentais-afetivos supervisionado pela UFMG? Ou se não se existe alguém do departamento de que cuida deste tipo de transtorno desta instituição que pode nos ajudar indicando sites, grupos ou contatos para as pessoas com poucos recursos financeiros para tratar que moram em BH?
Aguardo retorno
Roberta Carrilho


https://www.facebook.com/ufmgbr

ou  
...para mais informações, orientações, ajuda, sugestões:

https://www.facebook.com/EscolaBrasileiraPsicanaliseEbpSp



O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


Facebook BIPOLAR BRASIL

Google+ BIPOLAR BRASIL 

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


Abraços fraternos,
Roberta Carrilho


sexta-feira, 18 de junho de 2010

LUTO - MORRE JOSÉ SARAMAGO



ESTOU EM LUTO


 
MORRE O ESCRITOR PORTUGUÊS
JOSÉ SARAMAGO

Eu recebi com muito pesar a notícia da morte do Saramago, de quem eu era leitora e admiradora.
Sua morte foi uma grande perda para a literatura de lingua portuguesa e também para a literatura mundial.
Roberta Carrilho

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O AMOR NÃO MORRE NUNCA

De repente, o que era luz se faz sombra. A época do namoro, as delicadezas e olhares apaixonados dão lugar à amargura, à aridez dos dias. E muita gente afirma: O amor acabou!

Uma sentença que cai pesada sobre os ombros de quem ouve. O fim do amor talvez seja a mais triste notícia para um ser humano. Afinal, o amor move o Mundo e enche a vida de alegria.

Mas será que o amor acaba? Afinal, é um sentimento tão forte que ultrapassa a barreira dos relacionamentos pessoais e deságua nas relações sociais. Onde há um grupamento humano há a necessidade de amor.

Nem sempre é preciso esperar alguém morrer repentinamente, um acidente, uma doença inesperada para darmos conta que o amor estava ali, bem perto da gente esperando ser cultivado e vivido. E percebemos, então, que desperdiçamos o nosso tempo com futilidades, uma vida social bastante movimentada, ao invés de ter ficado ao lado daquela pessoa especial; daquele filho divertido; daquele pai amoroso; daquele amigo que estava bem ao lado, caminhando junto.

Não! O amor não morre. Nós o deixamos murchar, apagar-se.
É nosso desleixo, desatenção, medo e preguiça que sufocam o amor.

Mas basta regar com cuidado, sorrisos e carinho, para que ele reviva. Como planta ressequida, o amor bebe as palavras que lhe dirigimos e se reergue.

Amor não morre nunca. Mesmo que acreditemos que ele está morto e enterrado, que desapareceu, ele apenas aguarda que um gesto de amor o faça reviver.

Experimente! Olhe para aquela pessoa que você amou e continua amando, e lembre-se de todas belas coisas que viveram juntos. É a sua história. É você vivendo!

Não deixe que as más lembranças o contaminem. Focalize toda a sua atenção nos momentos mais felizes. Abrace, afague, sorria junto, diga o quanto ama.

E se, de repente, seu coração acelerar, seus olhos ficarem úmidos e uma indescritível sensação de felicidade tomar conta de você, não tenha dúvida: são os efeitos contagiantes e deliciosos do amor.
 
Amor de pais,  filhos, de amigos. Amor entre um homem e uma mulher. Que importa de que tipo é o amor? Basta que ele exista para que seu perfume imediatamente transforme os ambientes, ilumine os olhos, torne o ar mais leve.
 
E se é tão essencial o amor, por que o deixamos acabar? Por que permitimos que ele se amesquinhe e seja sufocado?
 
É que nem sempre sabemos priorizar o que realmente é importante para nossa felicidade. Nem sempre sabemos cuidar das pessoas que mais amamos. Por vezes tratamos mal justamente aqueles a quem mais queremos bem. São nossos pais, esposas, namoradas e filhos... parece estarem sempre em último lugar. Para eles deveríamos guardar os gestos de delicadeza, os afagos, as palavras gentis. Pior ainda é quando permitimos que os abismos e silêncios se instalem nos nossos corações.
 
É como um câncer, que começa devagarzinho, vai se instalando e se torna incontrolável.
 
E tudo começa porque deixamos de conversar, de trocar experiências, de compartilhar. E assim vamos nos afastando dos seres amados. 

Deixamos de falar, de sorrir, de dar atenção as pessoas mais importantes da nossa vida. Concentramos em pessoas com as quais temos contato meramente social, aos poucos vamos substituindo o importante pelo menos importante, o grupo familiar pelos amigos, pelos colegas de trabalho e até por gente que acabamos de conhecer. 
 
Assim vamos deixando a vida seguir.
 
De repente, quando percebemos, o tempo passou, a esposa já não está ao lado, os filhos estão adultos, os irmãos casaram, os pais morreram. Ou estão idosos demais sequer para ter uma conversa divertida num fim de tarde.
 
O trem da vida seguiu e nós nem o vimos. 
 
É quando chega o arrependimento, a saudade, a vontade de ficar junto mais um pouco, percebemos que não dá mais. Não temos como voltar a fita do tempo e recomeçar. O tempo é implacável indistintamente.
 
Um conselho: Viva o presente como um presente.
 
Ame! Apaixone! Viva! Sinta! Recomece!
 
Roberta Carrilho


Dedico este texto especialmente ao meu amigo Agnaldo Neves de Boston/USA. Hoje, recebi um comentário dele em um dos meus textos sobre o tema e resolvi escrever o que penso do sentimento amor. Ele não morre nunca quando é verdadeiro. O tempo pode paralisa-lo provisoriamente, mas nunca destruí-lo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TODOS CONTRA A PEDOFILIA



Estou participando como voluntária do projeto - "TODOS CONTRA PEDOFILIA", do grupo DE VOLTA PARA CASA, que acontecerá no próximo dia 26 de junho, aqui na minha cidade, Divinópolis/MG, no Campo do Guarani. Acredito que uma sociedade que tenha objetivos elevados e fraternos, tem o dever de extirpar esse crime contra as crianças e adolescentes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. 

"A PEDOFILIA É UMA DOENÇA QUE DEVE SER COMBATIDA NAS FAMÍLIAS, NAS ESCOLAS, EM TODAS AS INSTITUIÇÕES. A PREVENÇÃO DEVE SER FEITA COM EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO. E A PUNIÇÃO SÓ SE DÁ COM A DENÚNCIA E O RIGOR DA LEI."
Apesar da pedofilia NÃO SER AINDA TIPIFICADA COMO CRIME NO CÓDIGO PENAL, para mim, é um crime nefasto e de difícil reparação, na esfera física, íntima, espiritual e principalmente psicológica. Esse crime se prolonga por toda a existência do abusado(a), ou seja, da vítima. E o pior é muito comum que esse crime ocorra dentro do próprio lar, muitas das vezes pelo pai e irmão, etc.

MODIFICAÇÃO DO CÓDIGO PENAL: Atualmente, com a Lei 12.015, de 07 de agosto de 2009, foi dado um tratamento mais rigoroso aos agora chamados “Crimes contra a Dignidade Sexual”, com agravamento de penas e medidas processuais (sigilo e facilitação da iniciativa da ação penal), especialmente aos crimes cometidos contra menores de idade: 

ESTUPRO DE VULNERÁVEL: é o ato de pedofilia por excelência. Consiste em ter conjunção carnal (relação vaginal) ou praticar outro ato libidinoso (sexo anal, oral, etc.) com menor de 14 (catorze) anos. O praticante via de regra é um pedófilo, porque tem excitação sexual com indivíduos pré-púberes (crianças, porque menores de 12 anos de idade) ou adolescentes de até 14 anos de idade. Esta definido no Artigo 217-A do Código Penal. A pena varia de 8 a 15 anos de reclusão, em casos comuns, e de 10 a 20 anos, se há lesão corporal grave na vítima, até 30 anos, se há morte da vítima.

DEFINIÇÃO DE “VULNERÁVEL”: é a pessoa menor de 14 anos ou aquela que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem a compreensão ou o discernimento necessário à prática de ato sexual, ou por qualquer outra causa, não pode opor resistência.

CORRUPÇÃO DE MENORES – INTERMEDIAÇÃO DE MENORES DE 14 ANOS PARA SATISFAÇÃO DA LASCÍVIA ALHEIA: é ato de intermediar um menor para ter sexo com outra pessoa. É a punição dos chamados “alcoviteiros” ou “agenciadores”. Artigo 218 Código Penal. Pena de 2 a 5 anos de reclusão.

SATISFAÇÃO DE LASCÍVIA MEDIANTE PRESENÇA DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE: é o ato de praticar sexo ou outro ato libidinoso na presença de criança ou adolescente menor de 14 anos. Artigo. 218-A do Código Penal. Pena de 2 a 4 anos. 

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE VULNERÁVEL: é o ato de submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual, pessoa menor de 18 anos ou VULNERÁVEL, ou seja, aquele que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento. Artigo. 218-B Código Penal. Pena de 4 a 10 anos e multa. 

Também pratica o crime e está sujeito às mesmas penas: I - quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 e maior de 14 anos na situação de prostituição (ou seja, quem tem relação com menor de idade prostituída); II - o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local em que se verifiquem as práticas referidas no caput deste artigo (o dono do “bordel” ou “zona” onde se encontra o menor).

TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: Artigo 231 do Código Penal. Pena de 3 a 8 anos, aumentada em 50%, se a vítima for menor de 18 anos. 

TRÁFICO INTERNO (NACIONAL) DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: Artigo 232 do Código Penal. Pena de 2 a 6 anos, mais o aumento de 50%, se a vítima for menor de 18 anos; 

RUFIANISMO: tirar proveito econômico da prostituição de outra pessoa. Artigo 230 do Código Penal. Quando cometido com violência, por parente ou contra menores a pena é de 3 a 8 anos de reclusão. 

CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL CONTRA MENORES DE 18 ANOS: consiste em usar a superioridade hierárquica ou ascendência funcional (patrão, chefe, superior, etc.) para obrigar a prática de relação sexual (sexo vaginal) ou outros atos libidinosos (sexo oral, anal, etc.). Artigo 216-A do Código Penal. A pena base é de 1 a 2 anos a aumenta 1/3 se a vítima é menor de 18 anos (conforme parágrafo 2º do mesmo artigo). 

Em todos os casos acima a pena é aumentada, quando: resultar gravidez; se o agente transmite à vítima doença sexualmente transmissível de que sabe ou deveria saber ser portador. É importante saber que os processos correrão em segredo de justiça, sendo a vítima menor.

Conforme o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, tínhamos os artigos 240 e 241, que já haviam sido modificados em 2003, pela Lei 10.764 de 12/11/2003 (CPI da prostituição Infantil, Senadora Patrícia Saboya), e estabeleciam como crimes, basicamente, a produção e distribuição de pornografia infantil. Entretanto, no dia 25 de novembro de 2008, durante a abertura do “III CONGRESSO MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, realizado no Rio de Janeiro, o Presidente da República sancionou a Lei 11.829/2008, proposta pela CPI da Pedofilia, que modificou o ECA, criando novos tipos de crimes para combate à pornografia infantil e ao abuso sexual, alterando os artigo 240 e 241, e criando os artigos 241-A a 241-E: 

• CRIME DE PRODUÇÃO DE PORNOGRAFIA INFANTIL: é a produção de qualquer forma de pornografia envolvendo criança ou adolescente (artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 4 a 8 anos). Evidentemente a pornografia infantil produzida tem como destinatário o pedófilo, ou seja, a pessoa que tem excitação sexual com indivíduos pré-púberes, portanto o crime é diretamente ligado à pedofilia.

• CRIME DE VENDA DE PORNOGRAFIA INFANTIL: é o ato de vender ou expor à venda, por qualquer meio (inclusive internet), de foto ou vídeo de pornografia ou sexo explícito envolvendo criança ou adolescente (artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 4 a 8 anos). Estima-se que o comércio de pornografia infantil movimentou no ano de 2008 nos EUA cerca de 2 Bilhões de Dólares por ano, conforme o FBI (3 Bilhões, conforme estatística revelada pela Revista Marie Claire, novembro/2008). Também é claro que a venda de pornografia infantil tem como principal (ou único) cliente o pedófilo, ou seja, a pessoa que tem excitação sexual com indivíduos pré-púberes, portanto o crime é diretamente ligado à pedofilia.

• CRIME DE DIVULGAÇÃO DE PORNOGRAFIA INFANTIL: é a publicação, troca ou divulgação, por qualquer meio (inclusive internet) de foto ou vídeo de pornografia ou sexo explícito envolvendo criança ou adolescente (artigo 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 3 a 6 anos). As pessoas que publicam e/ou trocam entre si a pornografia infantil são, via de regra pedófilos, e o fazem porque sentem excitação sexual com indivíduos pré-púberes, portanto o crime é também diretamente ligado à pedofilia.

• CRIME DE POSSE DE PORNOGRAFIA INFANTIL: é ter em seu poder (no computador, pen-drive, em casa, etc.) foto, vídeo ou qualquer meio de registro contendo pornografia ou sexo explícito envolvendo criança ou adolescente (artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 1 a 4 anos). É característica do pedófilo guardar para si “troféus” ou imagens que estimulem sua preferência sexual.

• CRIME DE PRODUÇÃO DE PORNOGRAFIA INFANTIL SIMULADA (MONTAGEM): é o ato de produzir pornografia simulando a participação de criança ou adolescente, por meio de montagem, adulteração ou modificação de foto, vídeo ou outra forma de representação visual (artigo 241-C do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 1 a 3 anos). Este tipo de pornografia é muito usada por pedófilos para seduzir uma criança durante a prática do chamado “Grooming” (assédio sexual de crianças através da internet, do qual trataremos a seguir).

• CRIME DE ALICIAMENTO DE CRIANÇA: é o ato de aliciar, assediar, instigar ou constranger a criança (menor de 12 anos de idade), por qualquer meio de comunicação pessoalmente ao à distância: pelo telefone, internet, etc.), a praticar atos libidinosos, ou seja, passa a ser crime convidar ou “cantar” uma criança para relação libidinosa (sexo, beijos, carícias, etc.). É muito comum esse tipo de assédio pela internet, através de salas de bate-papo (chats) ou programas de relacionamento (MSN, ORKUT, MySpace, etc.). É o “Grooming” propriamente dito (artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente – pena de 1 a 3 anos).

Também pratica este crime quem (artigo 241-D, parágrafo único, do Estatuto da Criança e do Adolescente): facilita ou induz a criança a ter acesso a pornografia para estimulá-la a praticar ato libidinosos (sexo), ou seja, mostra pornografia à criança para criar o interesse sexual e depois praticar o ato libidinoso; ou estimula, pede ou constrange a criança a se exibir de forma pornográfica. O caso mais comum é o do criminoso pedófilo que pede a criança para se mostrar nua, semi-nua ou em poses eróticas diante de uma webcam (câmera de internet), ou mesmo pessoalmente.

“Internet Grooming” é a expressão inglesa usada para definir genericamente o processo utilizado por pedófilos criminosos (chamados também de predadores sexuais) na Internet, e que vai do contato inicial à exploração ou abuso sexual de crianças e adolescentes. 

Trata-se de um processo complexo, cuidadosamente individualizado, pacientemente desenvolvido através de contatos assíduos e regulares desenvolvidos ao longo do tempo e que pode envolver a lisonja, a simpatia, a oferta de presentes, dinheiro ou supostos trabalhos de modelo, mas também a chantagem e a intimidação. 

A Diretora de Pesquisa da “Cyberspace Research Unit” da “University of Central Lancashire” (UCLan), da Gran Bretanha, Rachel O'Connell, produziu um estudo, chamado “A Tipologia da Exploração Cybersexual da Criança e Práticas de Grooming Online” (“A Typology of Child Cybersexpolitation and Online Grooming Practices”), que nos dá informações extremamente relevantes para entender e poder explicar aos jovens as diversas etapas seguidas por este processo, que compreende a seleção de vítimas, amizade, formação de uma relação, avaliação do risco, exclusividade, conversas sobre sexo. 

Durante o processo muitas vezes a pornografia infantil (simulada ou não) é usada como estímulo e meio de convencimento. Tais fases podem variar ou se mesclar, dependendo da situação. Mas é importante perceber que os pedófilos criminosos são especialistas de engenharia social e sabem levar as crianças/jovens a revelar as suas necessidades e desejos para, em função disso, explorar as suas vulnerabilidades. 

Evidentemente trata-se de crime ligado à pedofilia.

Como visto, pedofilia não é simplesmente “gostar de crianças”, mas é “ter interesse sexual por crianças”. A manifestação deste interesse pode constituir crime conforme as tipificações legais.

Todo aquele que exterioriza tais práticas, conforme definidas em Lei – como analisado acima – pratica um crime ligado à pedofilia, independentemente de ser ou não portador da parafilia denominada “pedofilia”.

Portanto, ser portador da parafilia denominada “pedofilia” não é, por si só, crime. Mas exteriorizar atos de pedofilia, ou seja, praticar estupro ou atentado violento ao pudor contra crianças, ou mesmo usar pornografia infantil, são crimes – porque definidos como tal em Lei – e tais crimes são evidentemente ligados à pedofilia – preferência sexual por crianças.

A lei 8.072/90 de CRIMES HEDIONDOS, é bastante severa com os condenados, pois é insuscetível de anistia, graça, indulto e fiança e pode chegar até 30 anos de reclusão. Não sou favorável ao sistema penitenciário atual do Brasil, pois não cumpre o seu objetivo principal, que é a ressocialização do condenado, mas nesse caso do TERROR DA PEDOFILIA, sou radical. Tenho uma posição que os pedófilos sejam colocados em regime fechado no mínimo metade da pena e o mesmo seja tipificado como CRIME HEDIONDO na letra da lei. No dia 23/04/2010, o presidente da CPI nacional da Pedofilia, Senador Magno Malta, disse "... prisão perpétua para os pedófilos, pois eles são irrecuperáveis e compulsivos". 

Mas no Brasil ainda não admite esse tipo de prisão, infelizmente. Mas tenho certeza com o tempo nossa sociedade evoluirá e consequentemente as nossas legislações penais. Tem que haver mais rigor na repressão destes tipos de crimes. Penas mais rigorosas funcionariam como preventivo inibidor da pedofilia aplicada aos ladrões da inocência. Não é possível a sociedade mundial tolerar mais isso. 

A proposta, da CPI da Pedofilia (Senador Magno Malta), também torna crime hediondo a venda ou a exposição de vídeos e fotografias infanto-juvenis com teor sexual. O objetivo, segundo o relatório da comissão, é aprimorar o combate à prostituição e à exploração sexual de meninos e meninas. 

Infelizmente tive a oportunidade de conviver com uma pessoa (HK) que foi abusada pelo irmão gêmeo. Hoje percebo que o abuso sexual trouxe a essa pessoa traumas enormes na sua capacidade de se relacionar e ter uma vida adulta saudável. É assim que acontece, a vítima carrega essa dor consigo e consequentemente vai arrastando pela vida um sentimento de desconfiança, agressividade e falta de sentimentos mais nobres nas relações afetivas. Ou se tornam homossexuais não por opção ou escolha e sim pelas consequências deste crime monstruoso.

Aproveitando o espaço, faço meu convite a todos para participarem deste evento: TODOS CONTRA A PEDOFILIA (cartaz abaixo) e que DENUNCIEM (pelo telefone - número 181). 

Frase da Semana (eu concordo em número, gênero e grau)

“A pedofilia pode ser um crime passível de punição com a prisão perpetua”
DILMA ROUSSEFF. 

Candidata do PT à Presidência, no rádio. 28/05/2010.



Para mais informações, denúncias, textos e etc sobre pedofilia acesse o BLOG do CASÉ FORTES



Para saber mais sobre os crimes ligados a pedofilia, acesse o link abaixo. Um texto completo, bem escrito, educativo e muito elucidativo sobre o tema.

Blog do CASÉ FORTES (Carlos José e Silva Fortes - Promotor de Justiça - Ministério Público de Minas Gerais - Curador da Infância e da Juventude - Divinópolis/MG - CPI da Pedofilia - Senado Federal)



Abraços,
Roberta Carrilho




quinta-feira, 10 de junho de 2010

FAZ DE CONTA

Não respondo teus e-mails, e quando respondo sou ríspido, distante, mantenho-me alheio: FAZ DE CONTA QUE EU TE ODEIO

Te encho de palavras carinhosas, não economizo elogios, me surpreendo de tanto afeto que consigo inventar, sou uma atriz, sou do ramo: FAZ DE CONTA QUE EU TE AMO.

Estou sempre olhando pro relógio, sempre enaltecendo os planos que eu tinha e que os outros boicotaram, sempre reclamando que os outros fazem tudo errado: FAZ DE CONTA QUE EU DOU CONTA DO RECADO.

Debocho de festas e de roupas glamurosas, não entendo como é que alguém consegue dormir tarde todas as noites, convidados permanentes para baladas na área vip do inferno: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO QUERO.

Choro ao assistir o telejornal, lamento a dor dos outros e passo noites em claro tentando entender corrupções, descasos, tudo o que demonstra o quanto foi desperdiçado meu voto:FAZ DE CONTA QUE EU ME IMPORTO.

Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOFRO.

Cito Aristóteles e Platão, aplaudo ferros retorcidos em galerias de arte, leio poesia concreta, compro telas abstratas, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme romeno: FAZ DE CONTA QUE EU ENTENDO.

Tenho todos os ingredientes para um sanduíche inesquecível, a porta da geladeira está lotada de imãs de tele-entrega, mantenho um bar razoavelmente abastecido, um pouco de sal e pimenta na despensa e o fogão tem oito anos mas parece zerinho: FAZ DE CONTA QUE EU COZINHO.

Bem-vindo à Disney, o mundo da fantasia, qual é o seu papel? Você pode ser um fantasma que atravessa paredes, ser anão ou ser gigante, um menino prodígio que decorou bem o texto, a criança ingênua que confiou na bruxa, uma sex symbol a espera do seu cowboy: FAZ DE CONTA QUE NÃO DÓI.

Martha Medeiros

POEMA CLARICE LISPECTOR


Simplesmente tudo de bom!!! Fantástica escritora...
Roberta Carrilho

Foto da Clarice Lispector


Não tenho tempo para mais nada...
Ser feliz me consome muito.
Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania:
-depende de quando e como você me vê passar.
Eu acreditava em anjos.
E, porque acreditava, eles existiam.
Perder-se também é caminho.
Já que se há de escrever, que, pelo menos, não se esmaguem com palavras as entrelinhas.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso.
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Não se preocupe em entender.
Viver ultrapassa qualquer entendimento.
Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra “amor”.
Há a vida que é para ser intensamente vivida.
Há o amor, que tem que ser vivido até a última gota.
Sem nenhum medo. Não mata.
Sempre conserve uma aspa à sua esquerda e outra à sua direita.
Que medo alegre o de te esperar!
Tenho medo de dizer quem sou: no momento em que tento falar, não exprimo o que sinto e o que sinto se transforma, lentamente, no que eu digo.
Quando se ama, não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós. Eu nem entendo mais aquilo que entendo.
Pois, estou infinitamente maior do que eu mesma...
Então, não me alcanço.
Ouve-me. Ouve o meu silêncio.
O que falo nunca é o que falo e, sim, outra coisa.
Capta a “outra coisa” porque eu mesma não posso.
Você pode, até, me empurrar de um penhasco...
E daí? Eu adoro voar!
E ninguém é eu. E ninguém é você.
Esta é a solidão.
Minha alma tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.
O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas,
Minhas tristezas, absolutas.
Me entupo de ausências, me esvazio de excessos.
Eu não caibo no estreito...
Eu só vivo nos extremos...

Clarice Lispector


terça-feira, 8 de junho de 2010

DIAS DE SOMBRA

 
"A luz divina envolve-me, e rompe as trevas exteriores que teimavam sitiar-me na amargura.

Deixo-me clarear, e todas as dificuldades se desfazem, ensejando-me ver melhor o programa da existência.

O pessimismo desaparece e a irritação se acaba.

Estou destinado ao êxito, que buscarei com a mente enriquecida de entusiasmo.

Banho-me de luz externa e sou luz interior."

Coincidentemente, há dias que se caracterizam pela sucessão de ocorrências desagradáveis. Nada parece dar certo.

Todas as atividades, se confundem, e os fatos se apresentam deprimentes, perturbadores.

A cada nova tentativa de ação, outros insucessos ocorrem, como se os fenômenos naturais transcorressem de forma contrária.

Nessas ocasiões as contrariedades aumentam, e o pessimismo se instala nas mentes e na emoção, levando-as a lembranças negativas com presságios deprimentes.

Quem lhe padece a injunção tende ao desânimo, e refugia-se em padrões psicológicos de auto-aflição, de infelicidade, de desprezo por si mesmo.

Sente-se sitiado por forças descomunais, contra as quais não pode lutar, deixando-se arrastar pelas correntes contrárias, envenenando-se com o mau humor.

São esses, dias de provas, e não para desencanto; de desafio, e não para a cessação do esforço.

Quando recrudescem as dificuldades, maior deve ser o investimento de energias, e mais cuidadosa a aplicação do valor moral na batalha.

Desistindo-se sem lutar, mais rápido se dá o fracasso, e quando se vai ao enfrentamento com idéias de perda, parte do labor já está perdido.

Nesses dias sombrios, que acontecem periodicamente, e às vezes se tornam contínuos, vigia mais e reflexiona com cuidado.

Um insucesso é normal, ou mesmo mais de um, num campo de variadas atividades.

Todavia, a intérmina sucessão deles pode ter gênese em fatores espirituais perniciosos, cujas personagens se interessam em prejudicar-te, abrindo espaços mentais e emocionais para intercâmbio nefasto contigo, de caráter obsessivo.

Quanto mais te irritares e te entregares à depressão, mais forte se te fará o cerco e mais ocorrências infelizes tomarão forma.

Não te debatas até a exaustão, nadando contra a correnteza. Vence-lhe o fluxo, contornando a direção das águas velozes.

Há mentes espirituais maldosas, que te acompanham, interessadas no teu fracasso.

Reage-lhes à insídia mediante a oração, o pensamento otimista, a irrestrita confiança em Deus.

Rompe o moto-contínuo dos desacertos, mudando de paisagem mental, de forma que não vitalizes o agente perturbador.

Ouve uma música enriquecedora, que te leve a reminiscências agradáveis ou a planificações animadoras.

Lê uma página edificante do Evangelho ou de outra Obra de conteúdo nobre, a fim de te renovares emocionalmente.

Afasta-te do bulício e repousa; contempla uma região que te arranque do estado desanimador.

Pensa no teu futuro ditoso, que te aguarda.

Eleva-te a Deus com unção e romperás cadeias da aflição.

Há sempre Sol brilhando além das nuvens sombrias, e, quando ele é colocado no mundo íntimo, nenhuma ameaça de trevas consegue apagar-lhe, ou sequer diminuir-lhe a intensidade da luz.

Segue-lhe a claridade e vence o teu dia de insucessos, confiante e tranqüilo.

Joanna de Ângelis
Divaldo P. Franco

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS por Mário de Andrade



Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. 


Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. 


Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... 


Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!

SE PALAVRAS BASTASSEM, A EXISTÊNCIA PERDERIA O SENTIDO, POIS SÃO OS ATOS E OS EXEMPLOS QUE A ENALTECEM.

Recebi este texto do meu querido amigo José Américo 
(Zezinho). Pessoa generosa de sentimentos bons. 
Eu o admiro muito! 
E faz bem a alma saber que no mundo 
ainda existem pessoas como ele.
Roberta Carrilho

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MEU JEITO DE AMAR É (site personare)

Compartilhando um teste desses que mandam para nossa caixa de e-mail... é fácil e divertido!!!
Acertou na "pinta" rsosss
Roberta Carrilho

OLHA O QUE O PERSONARE DISSE SOBRE O MEU JEITO DE AMAR:

SEU JEITO DE AMAR É TERNO, DEDICADO, APEGADO
Roberta, ao nascer, tinha Vênus em Câncer, o que sugere uma afetividade terna, dedicada, apegada, do tipo que aprecia cuidar do ser amado, dando o máximo de si. Esta disposição em cuidar do próximo oculta em verdade um grande desejo de ser cuidado: Vênus em Câncer é um dos posicionamentos que mais destaca a carência afetiva.

Uma vantagem deste relacionamento é estar diante de alguém que adora cuidar do próximo!

Prepare-se para poder contar com Roberta quando você precisar. A dedicação tenaz de Vênus em Câncer é insuperável! Por outro lado, muitas vezes a pessoa de Vênus em Câncer fica presa a traumas de relacionamentos passados, demorando para liberar-se adequadamente. Há também uma tendência a fantasiar, não vendo a situação e o outro com muita praticidade. Uma dica: se você for uma pessoa carinhosa e souber tratar Roberta com muita ternura, metade do caminho já foi dado!

Não descumpra algo que prometeu e evite magoar seus sentimentos demonstrando não ter palavra. Este, sem dúvida, seria o caminho mais rápido para você levar um belo fora!

Veja também o seu jeito de amar:
http://www.personare.com.br/jeito-de-amar

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CEDER - Letícia Thompson


Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? 

O mundo não acaba quando nos enganamos; ele muda, talvez, de direção.

Mas precisamos tirar partido dos nossos erros. Por que tudo teria que ser correto, coerente, sem falhas?

As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela.

Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar!

Dói no orgulho, principalmente.

E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói.

Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso.

O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso.

Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente. E nem obrigatoriamente certo.

Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo. Às vezes acertamos, outras erramos. E somos normais assim.

Então, numa discussão, numa briga, pare um segundo e pense: "e se eu estiver errado?" É uma possibilidade na qual raramente queremos pensar.

Nosso "eu" nos cega muitas vezes. 

Nosso ciúme, nosso orgulho e até, por que não, nosso amor? 

Não vemos o lado do outro e nem queremos ver.

E somos assim, muitas vezes injustos tanto com o outro quanto com a gente mesmo, já que nos recusamos a oportunidade de aprender alguma coisa com alguém. 

E é porque tanta gente se mantém nessa posição que existem desavenças, guerras, separações. 

Ninguém cede e as pessoas acabam ficando sozinhas. 

E de que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a solidão? (grifos meus)

Vida é partilha. 

E não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor no coração.

Na escola, só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque não sabemos ainda; na vida é exatamente a mesma coisa. 

Se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, nada vai entrar. E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos? 

Eu duvido. (grifos meus)

Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar. 

Somos bem mais resistentes do que julgamos; a própria vida nos ensina a sobreviver, viver sobre tudo e sobretudo.

Nunca duvide do seu poder de sobrevivência! 

Se você duvida, cai. 

Aprenda com o apóstolo Pedro que, enquanto acreditou, andou sobre o mar, mas começou a afundar quando sentiu medo. Então, afundar ou andar sobre as águas? Depende de nós, depende de cada um em particular. 

Letícia Thompson


Texto simplesmente perfeito!
E completo: "O Destino decide quem vamos encontrar na Vida... as Atitudes decidem quem Fica ..." Roberta Carrilho

SABEDORIA INFANTIL por Leo Buscaglia


Um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso, cuja esposa havia falecido recentemente. Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se em seu colo. Quando a mãe pergunto-lhe o que havia dito ao velhinho, o menino respondeu: “Nada. Só o ajudei a chorar.”

Os alunos da professora de primeira série, Debbie Moon, estavam examinando uma foto de família. Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo concluiu que essa criança devia ter sido adotada. Uma menina falou:
- “Sei tudo sobre adoção, porque fui adotada.”
Outro aluno perguntou: - “O que significa ser adotado?”
A menina respondeu: -“significa que você cresceu NO CORAÇÃO de sua mãe, e não na barriga dela!”

Leo Buscaglia contou: “sempre que estou decepcionado com meu lugar na vida, eu paro e penso no pequeno Jamie Scott: ele estava disputando um papel na peça da escola. A mãe dele me disse que tinha procurado preparar seu coraçãozinho para o caso dele não ser escolhido. No dia em que os papéis foram escolhidos, eu fui com ela para buscá-lo na escola. Jamie correu para a mãe, com os olhos brilhando de orgulho e emoção: “adivinha o que aconteceu, mãe!”  E aí disse aquelas palavras que continuariam a ser uma lição para mim: “eu fui escolhido para bater palmas e espalhar a alegria!”...

Conta uma testemunha ocular de New York: num frio dia de dezembro, alguns anos atrás, um menino de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente à uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio. Uma senhora se aproximou do menino e disse:- “você está com o pensamento tão distraído, olhando essa vitrine!”. “Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos” – respondeu o garoto. A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia dúzia de pares de meias para o menino. Ela perguntou também por um lugar onde o menino pudesse lavar e enxugar os pés. Quando o menino já estava com os pés lavados, a senhora tirou as luvas, calçou-lhe as meias, e comprou-lhe um par de tênis. Ela mandou embrulhar os outros cinco pares de meias e entregou ao menino. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse: - “sem dúvida, você vai ficar bem melhor agora”. Como ela logo se virou para sair, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, e com lágrimas nos olhos perguntou: “Você é a mulher de Deus?”

LEO BUSCAGLIA