terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MEDO X CORAGEM - Flávia Camargos

Quero falar sobre o medo, na verdade sobre o oposto dele, mas prá isto precisamos entender a dinâmica do medo na nossa vida, de como nos utilizamos dele como defesas naturais conscientes e inconscientes, prá que aí sim possamos viver de acordo com a nossa essência com coragem e sem defesas, sem evitar sofrimentos.

Primeiro quero deixar claro que o medo não é inato ao ser humano, ou seja, não nasceu com a gente, os índios não conhecem essa palavra de jeito algum, não utilizam a palavra medo porque desconhecem essa sensação, e isso explica o porque os negros foram escravizados e os índios não. Isso nos mostra que o medo é cultural, socialmente criado para reprimir, e de fato reprime, o que é pior, nós mesmos nos reprimimos por medos que criamos em nossas mentes o tempo todo tentando evitar problemas que nem sequer ainda existem, isso também explica o porque não nascemos com medo, enquanto crianças não sentimos medo de altura se não nos mostrarmos lá do alto que se cairmos podemos não mais existir, todos os medos vão sendo aprendidos como uma forma de evitar problemas, e aí vocês poderiam me perguntar? E isso não é bom? Será que eu não estou vivo por justamente eu não ter evitado vários problemas? Aí é que entra a grande diferença entre a prudência em se precaver de coisas presentes e evitar problemas futuros que ainda não existem. Se durante uma ultrapassagem perigosa, eu não me atentar aos cuidados básicos e regras de trânsito adequadas, com toda a certeza vou me dar mal por não evitar o problema que está na minha cara no presente momento, já em outra ocasião, se eu não conseguir mais dirigir, pegar estrada por medo de sofrer um acidente por ver nos jornais o tanto de acidentes nas estradas todos os dias, aí já é ter medo, e o medo de evitar problemas que realmente não existem.

E quanto mais nos atemos ao medo fantasioso, menos espaço para as soluções reais deixamos no nosso cérebro, e isso nos adoece, nos deixa inseguros de nós, na vida. Isso em todas as áreas.

As pessoas que são focadas nos problemas não permitem ver soluções, criatividade, não permitem ser elas mesmas, vivem infelizes e cada vez com mais problemas e certamente com mais medos.

Já quem se foca nas soluções, ou seja, quem confia em si mesmo, em sua capacidade, foca a sua vida na parte prática, na realidade, constrói uma vida feliz e o que é melhor, real, já que tem cada vez menos problemas, claro, porque faz com que sua vida além de ser feita com vontade própria, realidade, seja feita com segurança em si, com confiança. A própria palavra medo já denota o oposto de tudo isso que falei. A palavra medo tem origem no latim, metus, e significa temor, apreensão, sensação de insegurança em relação a qualquer momento futuro. E quem vive no futuro no presente é que não está, e se não está no presente não pode construir uma vida feliz, já que felicidade é um estado de espírito alcançado através de escolhas.

E aí? Será que dá prá continuar tendo medo, evitando situações que quanto mais evitamos mais elas nos alcançam? Como fazer prá que isso seja solucionado?

Tudo o que está ligado com insegurança está diretamente relacionado com a nossa auto imagem, com a nossa auto estima. Temos que parar de querer ser aquilo que achamos que deveríamos ser, e aceitar o que somos, e claro o nosso melhor sempre, mas o melhor dentro do que somos, se todos os dias nos olharmos no espelho e vermos uma imagem de quem ainda não somos, nunca vamos alcançar nada, na verdade, nunca vamos nos alcançar.

Aceite quem você é, tenha orgulho de si, se goste de verdade, veja o que de bom pode oferecer prá si mesmo e depois para os outros. Tenho certeza de que ninguém tem te oferecido nada se você não oferece a si mesmo.

Como sempre falo, fomos criados pensando que seríamos mal vistos se pensássemos em nós primeiro, e repito, quanto mais pensamos em nós primeiro, mais os outros e a vida nos dão em troca.

Se não nos gostarmos e não nos valorizarmos, ficarmos inseguros com medo, quem é que vai confiar em nós?

O oposto do medo é a confiança, acreditar, e acreditar em si próprio, quanto mais as pessoas ouvem os outros, o que os outros dizem que é o melhor, mais inseguras elas ficam, mais distantes de si e com mais medos, claro, o futuro as assusta, ao passo que, quanto mais seguras e confiantes em si estiverem, mais vão conseguir viver o presente e não vão nem precisar pensar em evitar problemas, resolver problemas. Isso tudo parece tão óbvio, tão simples, e de fato é, basta querer ter prá si, complica quem quer complicar, é mais fácil viver assim, mas mudar requer coragem, requer deixar de lado mil teorias de terceiros e escutar só a si mesmo, VOCÊ! Não seu orgulho, seu ego.

Faça isso, comece HOJE, sinta-se seguro em ser quem é e veja todas as mudanças que a vida vai te oferecer!

 
نجاحFlávia Camargoنصرة

Nenhum comentário:

Postar um comentário