segunda-feira, 12 de julho de 2010

OFEREÇA CONFORTO E SABEDORIA EM MOMENTOS DE CRISE - Livro: Amar sem Mimar



Eventos como os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono lembram aos pais que, enquanto nosso trabalho for proteger nossas crianças, às vezes estamos à mercê de circunstâncias que estão além do nosso controle. Desde aqueles acontecimentos, o mundo se tornou um lugar mais amedrontador e, em graus variados, somos constantemente confrontados com nossas vulnerabilidades. Entretanto podemos fazer muito para orientar e confortar nossas crianças em tempos de crise e perda. Aqui estão alguns passos que os pais podem seguir para ajudar seus filhos a enfrentarem situações assim:
  1. Dê a seus filhos oportunidades diferentes para expressarem seus sentimentos sobre o que aconteceu e compartilhe seus próprios sentimentos com eles. O comportamento regressivo (por exemplo, chupar o dedo polegarm acordar à noite e molhar a cama) pode acontecer em resposta a um trauma. Em vez de repreender seu filho por esse comportamento, ajude-o a exprimir seus sentimentos.
  2. Reafirme para seus filhos que eles são amados e que você está trabalhando muito para mantê-los seguros.
  3. Seja honesto sobre o que aconteceu, mas restrinja as informações de acordo com a idade apropriada. As crianças mais velhas (depois de 7 anos) normalmente sabem quando algo está sendo amenizado, mas as menores podem ser convencidas com explicações muito limitadas.
  4. Passe um tempo extra com sua criança, especialmente fazendo algo divertido ou relaxante para ambos.
  5. Dê muitos abraços. Às vezes, um abraço ou um toque amoroso pode renovar a confiança das crianças mais que as palavras.
  6. Depois de qualquer crise, tentem voltar à rotina o mais normamente possível. Isso ajuda a fornecer um senso de segurança e proteção.
  7. Quando sua comunidade ou família se deparar com atos de ódio, violência ou intolerância, tire proveito da oportunidade para ensinar às suas crianças uma lição positiva sobre tolerância e entendimento. Ajude suas crianças a verem as coisas sob o ponto de vista de outra pessoa. Evite estereótipos negativos de grupos étnicos, raciais ou religiosos.
  8. Fale sobre a insensibilidade da violência e do ódio e o que significa viver em uma comunidade carente.
  9. Quando um incidente acontecer, seja um acidente de automóvel, um desastre natural ou uma reportagem horrível da TV, ocupe suas crianças com atividades pelas quais possam oferecer ajuda às vítimas. Ensine seus filhos que eles são uma parte vital do mundo. Por exemplo: crianças pequenas podem enviar desenhos, cartões e mensagens de conforto. Os adolescentes podem doar sangue ou servir de voluntários nas organizações da comunidade.
LIÇÕES POSITIVAS SÃO POSSÍVEIS?

Depois de uma tragédia ou de uma mudança radical na vida dos nossos filhos, devemos lembrar de falar para aqueles que amamos o quanto eles são importantes para nós. Devemos abraçá-los e tocá-los com palavras e gestos. Aconchegar nossos filhos pequenos. Tentarmos tirar proveito de cada dia para deixar nossos filhos saberem o quanto nos preocupamos com eles. Não devemos esquecer do legado mais importante a nossas crianças e adolescentes: o nosso tempo. Tempo para escutar sem falar, tempo para chorarmos juntos e secarmos suas lágrimas, tempo para desfrutarmos um do outro. As crianças também podem nos ajudar a nos sentirmos melhores se nos permitirmos compartilhar da sua exuberância e nos aquecermos em suas tolices, risadinhas e sorrisos.


Nancy Samalim e Cateherine Whitney

Nenhum comentário:

Postar um comentário