segunda-feira, 5 de julho de 2010

COLOQUE NO PAPEL - Livro: Amar sem Mimar




Eu intuitivamente, sem conhecimento prévio já fazia e continuo fazendo isso com as minhas filhas, com meus namorados, amigas ou amigos e com o meu pai. Sempre escrevi bilhetes e cartões. Adoro escrever e receber cartas e etc.

Desde de pequena eu sou assim. Ou seja, adorava desenhar, pintar, colorir, fazer colagens e depois de tudo pronto, caprichava no envelopinho feito muitas vezes por mim mesma, de forma bem colorido para entregar meu cartão. Nunca precisei de uma data especial para escrever, sempre que tinha alguma necessidade, eu escrevia.

Minha filha Maria Eduarda, que hoje está com quase 08 anos, já tem uma caixa com inúmeros cartões, cartas, textos, poemas, fotos, bilhetinhos etc enviados por mim. Ela me confidenciou que os guarda consigo e que nunca vai deixar ninguém pegar sua caixa. Vejo que ela trata essa caixa como um tesouro, só dela!

O engraçado é que desde de 05 anos eu envio cartões para ela, e muitas vezes ela dizia no celular: "Mamãe a sua carta não chegou ainda, tô esperando! Numa ansiedade inacreditável para aquela menininha tão pequena.

Vejo hoje como era e é importante receber essas cartas para ela. Ah! uma curiosidade de criança mesmo, quando meus cartões chegava ela levava no mesmo dia se fosse entregue na parte da manhã para escola. Adorava mostrar aos coleguinhas e a professora e quando a professora lia em voz alta para todos, aí era um êxtase de emoção para ela. Como gosta disso! Sentir que é especial, amada pela mamãe dela (coisas de pessoas sensíveis e amorosas). As amiguinhas dela, adoravam meus cartões coloridos e pedia para ler minhas frases de amor por ela.

Como é poderoso um cartão, bilhetinho ou uma carta. 
É impressionante!!!

Mexe com nossos sentimentos mais íntimos. Eu confesso que meu coração é mole para uma bela carta. E quando ganho um presente??? A primeira coisa que eu observo é o embrulho e em seguida o cartão. Para mim um presente sem cartão é um presente pela metade. Faço questão!

Roberta Carrilho



Uma mensagem escrita para seu filho é um modo poderoso de levantar uma questão difícil, fazer as pazes depois de uma batalha tempestuosa ou expressar amor e admiração. Eu descobri que escrever bilhetes é uma das ferramentas de comunicação mais eficazes que os pais podem usar para fortalecer os laços com seus filhos. Aqui estão três situações em que colocar seus pensamentos em um papel pode possibilitar um diálogo:

DEPOIS DE UMA DISCUSSÃO

Em toda relação pais-filhos, há momentos em que proferimos palavras ríspidas, severas, que não usaríamos se estivéssemos nos sentindo mais racionais. Depois que nos acalmamos, uma mensagem escrita pode amenizar sentimentos magoados e restabelecer uma atmosfera amorosa. Aqui vale tanto na relação pais-filhos como em todas as espécies de relações.

Uma mãe ficou furiosa quando voltou do trabalho um dia e a babá disse que Jack a tinha desafiado, recusando-se a entrar e fazer a lição de casa quando ela o chamou. Ela confrontou Jack furiosamente e gritou: "Se eu não posso confiar em você para se comportar com responsabilidade, pode se esquecer daquela caminhada neste fim de semana!" Jack saiu correndo e chorando para o quarto.

Um história de pais: Palavras para acalmar
"Quando meu filho tinha seis anos, discutimos seriamente. Eu não me lembro do motivo. Eu disse algumas palavras que o magoaram e me arrependi. Então, depois escrevi um bilhete me desculpando. Naquela noite achei um cartão de Paul em minha cômoda. 'Querida mamãe, mesmo quando estou furioso e triste, eu ainda a amo'. Eu fiquei muito tocada e também pasma com o fato de que um menininho pudesse expressar um pensamento tão profundo. Isso foi há vinte anos. Desde esse dia eu guardo o cartão".

Mais tarde, depois que tinha se acalmado, a mãe escreveu um bilhete e o colocou por baixo da porta do quatro dele:

Querido Jack,
Fiquei chateada porque você ignorou nossa regra sobre fazer lição de casa e também foi rude com a Carol, que é responsável por você; mas eu peço desculpas por gritar. Eu sei que pode ser difícil deixar seus amigos e entrar em casa, especialmente em um dia tão bonito. Mas eu preciso saber se posso contar com você para fazer a coisa certa quando eu não estiver aqui. Vamos conversar sobre isso, agora que estamos mais calmos. Eu te amo.
Mamãe

Depois de ler o bilhete de sua mãe, Jack abriu a porta e saiu do seu quarto. "Eu sinto muito não ter entrado quando a Carol me chamou!", ele disse. A mãe lhe deu um abraço e Jack prometeu a ela que isso não aconteceria novamente.

QUANDO VOCÊ PRECISA DIZER UMA COISA SÉRIA

Mensagens escritas podem ajudar a dizar uma coisa séria sem discussões e disputas em excesso. Por exemplo: a filha de doze anos de Martin implorou para que ele a deixasse ir até ao centro comercial, depois da escola, com suas amigas. O pai disse que não. Ela o acusou de ser injusto. Depois, ele escreveu esta carta e colocou-a na cômoda dela:

Querida Becca,
Eu sei que para você é difícil entender por que não a deixei fazer o que queria. Você sempre é responsável quando sai, porém eu não confio no ambiente do centro comercial; assim, decidi que lá está fora dos limites, a menos que haja um adulto com você. Esta é uma questão de segurança, e não está aberta a negociação. Mas eu recebo sugestões suas.
Com amor,
Papai

Becca não comentou diretamente a mensagem, mas naquela noite ela colocou um bilhete por baixo da porta do quarto dos pais dela:

Querido pai,
A mãe de Jennifer também não a deixará ir. Você pode nos levar e fazer suas compras; enquanto nós duas passeamos?
Com amor,
Você-sabe-quem

QUANDO VOCÊ QUER EXPRESSAR AMOR E ADMIRAÇÃO

Às vezes, estamos tão ocupados criticando as falhas de nossas crianças que nos esquecemos de expressar nosso amor e orgulho. Escrever é um modo criativo para colocar nossos sentimentos em um registro tangível que pode durar a vida toda.

Quando uma amiga estava no hospital para dar à luz seu segundo filho, ela escreveu para sua filha de seis anos, que nunca tinha estado separada da mãe antes:

Querida Leslie,
É tão solitário no hospital sem você! Eu sinto saudades de nos divertir-mos juntas e mal posso esperar para vê-la. O papai e a vovó me contaram como você tem sido útil e eu estou muito orgulhosa. Você é a melhor filha que uma mãe poderia ter. Eu estarei em casa amanhã com seu irmãozinho, e a primeira coisa que vou fazer é dar um abraço enorme em você. Durma bem. Eu te amo.
Mamãe

A filha dela lê frequentemente essa carta, que guarda em um lugar especial, durante os anos que me escreveram. Seus filhos acabam se comunicando por escrito e se sentem muito confortáveis expressando desse modo seus pensamentos, sentimentos e pedidos.

Por exemplo: meu filho mais jovem, Todd, que hoje é um adulto, frequentemente prefere se comunicar conosco por escrito. Durante anos ele enviou cartas para mim e meu marido as quais adorávamos. Isso também permite que, mesmo com poucas habilidades maravilhosas de paternidade/maternidade podemos ter uma relação com nossos filhos crescidos com amor e respeito mútuo. Obrigada, Todd, por me dar permissão para incluir a seguinte carta:

Querida Mamãe,
Este não é o cartão de dia das Mães. É um bilhete de agradecimento. Eu quero que você saiba o quanto aprecio tudo o que você fez por mim, inclusive me criar para a educação, o conhecimento, a saúde, o certo e o errado, se esforçando ao máximo, e muitas outras coisas.
Você me ensinou a ler e a me comunicar em um nível que me deu vantagens para ganhar a vida.
Ao longo dos anos, você escutou minhas reclamações, problemas e dores com paciência e o desejo de me ajudar de qualquer forma possível. Eu valorizo seus conselhos e ajuda.
Eu tenho sorte em ter  você e você tem sorte de ter a mim.
Para nós, nada é mais importante que a família.
Feliz Dia das Mães!
Seu amigo para o resto da vida,
Todd


Nancy Samalin e Catherine Whitney


Nenhum comentário:

Postar um comentário