terça-feira, 6 de julho de 2010

AJUDE SEUS FILHOS A FALAREM A VERDADE - Livro: Amar sem Mimar




Eu sou muito radical quanto a essa questão. 
Não suporto mentiras, nem rosas, nem verdes, 
bolinhas coloridas, de nenhum tamanho, cor e forma.

Sou uma pura leonina! 
Faz parte da minha essência (personalidade).

Confiança para mim é tudo!!! 
É pressuposto essencial de uma relação 
seja entre mãe-filha ou qualquer outra relação.
Tenho imensas dificuldades em lidar com mentirosos. 
Eu reconheço isso e não quero mudar.
Roberta Carrilho 



A maioria dos pais que conheço acha que seus filhos sempre devem contar a verdade. Eles sabem que pessoas honestas inspiram confiança. Esse é um valor importante, mas também  é uma necessidade, porque os pais precisam ter informações garantidas, especialmente quando a segurança de seus filhos está envolvida. Como você pode encorajar uma atmosfera de honestidade em sua casa? Aqui estão algumas sugestões:

FALE A VERDADE VOCÊ MESMO

Um dos melhores modos para ensinar honestidade é demonstrar um bom exemplo. As crianças não respeitarão a verdade se perceberem que às vezes pegam você em uma mentira. E elas são incrivelmente observadoras, notando quando suas palavras não coincidem com suas ações.

Muitos adultos acham que podem justificar uma mentira quando a situação autorizar. Mas eles nem sempre exergam o efeito negativo que mesmo uma "lorotinha" pode ter sobre as crianças. Um homem que conheço ainda se lembra de como se sentiu envergonhado quando o pai comprou uma passagem de ônibus mais barata para ele, dizendo ao motorista que o filho tinha cinco anos quando, na verdade, tinha seis. Um amigo se lembra de como sua mãe costumava dirigir em alta velocidade, mas sempre que era parada por um policial, negava que estivesse correndo.

Tente não mentir na frente de seus filhos, mesmo quando seria mais fácil contar um meia-verdade. Por exemplo, em vez de se livrar de uma situação social fingindo estar doente, simplesmente diga: "Eu não estou a fim de ir!" ou "Não estou em um dia bom".

NÃO FAÇA UMA TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA PARA PEQUENAS MENTIRAS

A maioria das crianças conta pequenas mentiras para evitar castigos ou evitar enfurecer seus pais. Esse é um comportamento normal de autodefesa.

Se você pegar suas crianças em um tipo de mentira, como: "Sim, eu lavei minhas mãos", resista para não se tornar um tirano. Ao invés disso, calmamente lembre a elas que a verdade é um valor estimado em sua casa e você espera que elas sejam honestas. Mas não faça disso algo fora de proporção.

Lembre-se de se concentrar no incidente de desonestidade, em vez de tirar amplas conclusões sobre a personalidade de seu filho. Em vez de "Você é um mentiroso", diga: "Você não me contou a verdade sobre como aquele bolo desapareceu do refrigerador". Quando os pais sentem que a confiança foi abalada, eles frequentemente ficam furiosos e correm o risco de fazer as crianças se sentirem como se fossem mentirosas habituais com sérias falhas de caráter.

Por exemplo: se seu filho garante a você que fez a lição de casa e posteriormente você descobre que ele fez apenas parte dela, não faça uma acusação geral do tipo:"Vejo que não posso confiar em você". É melhor dizer: "Quando eu pergunto alguma coisa, fico chateado se não posso contar com você para me dizer toda a verdade". Essa abordagem tem mais chances de abrir as portas para uma resposta destemida e verdadeira.

NÃO CASTIGUE A HONESTIDADE

Como contar a verdade, às vezes, significa enfrentar até consequências desagradáveis, você precisa ajudar seu filho a se sentir seguro o bastante para falar. Por exemplo, quando seu filho não conta algo que sabe que pode deixar você furioso ou desapontado, você encorajará sua capacidade para a honestidade, dizendo: "Significa muito para mim você me contar o que realmente aconteceu".

Quando seu filho for verdadeiro sobre algo que era difícil para ele admitir, faça questão de reconhecer a atitude dele. Isso não significa que você tenha de dar uma festa para comemorar o fato, mas seu elogio à honestidade dele ou à difícil admissão sobre ter mentido o encorajará a falar a verdade em situações futuras.

Uma história de pais: O jogo da fumaça
Ice, um pai participante de um de meus seminários, tinha uma lembrança viva de sua infância. O pai dele entrou em seu quarto, sentiu o cheiro de cigarro, e disse: "Você estava fumando?". Jack respondeu: "Se eu contar a verdade, serei castigado?". O pai dele disse: "Sim, você sabe que não deve fumar". "Ok", disse Jack, "então eu não estava fumando".

Se uma consequência negativa ocorrer, deixe bem claro para as crianças que a penalidade foi por violar as regras da casa, não por contar a verdade. Por exemplo, se seu filho confessar que perdeu o telefone celular, você pode dizer: "Eu sei que foi necessária muita coragem para você me contar o que fez. Eu aprecio sua honestidade, de verdade. Porém precisamos discutir como você pode ajudar a pagar um aparelho novo".

NÃO USE ARMADILHAS

Se não quisermos que nossas crianças mintam, temos de nos preocupar para não criar armadilhas para elas. Eu chamo isso de perguntas da Quinta Emenda - você já sabe a resposta, mas faz a pergunta de qualquer maneira, o que encoraja a criança a mentir.

Se você vir chocolate espalhado no rosto de seu filho, não pergunte: "Você comeu o doce que eu estava guardando para levar para a firma?". Se ele for como a maioria das crianças negará. Em vez de colocá-la na defensiva, simplesmente declare o fato: "Aquele doce é apenas para convidados".

Entenda que, às vezes, é mais fácil para uma criança mentir. Ajudar seu filho a ser verdadeiro é um processo que requer paciência e sensibilidade.


Nancy Samalin e Catherine Whitney


Nenhum comentário:

Postar um comentário