quinta-feira, 20 de maio de 2010

EVITE GUERRAS DE PODER - Livro: Amar sem Mimar



ESTABELEÇA REGRAS QUE SEJAM RESPEITADAS

Sua responsabilidade como pai ou mãe é definir limites apropriados, manter seu filho saudável e seguro e estabelecer a ordem em sua casa. Tudo isso exige muita firmeza, mas você pode encontrar um equilíbrio entre ela e flexibilidade. Em toda família, há questões negociáveis e não-negociáveis; desse modo, quando você examinar as questões de comportamento em sua casa perceberá que se ajustam nessas duas categorias. As regras não-negociáveis  se relacionam a segurança, questões básicas de saúde e valores funcamentais. As regras negociáveis são aquelas que você pode contornar, mesmo se o comportamento apresentado o aborrece e envolvem preferências pessoais, gostos discrepantes e conveniências.

Se você olhar para a mairoria das regras, perceberá que existem vários modos diferentes de alançar o objetivo desejado. Quando você dá a seus filhos a opção de decidirem como o objetivo será alcançado e permite que se sintam mais no controle, é menos provável que resistam. Se a criança se recusa a usar um gasalho em um dia frio, insitindo em não precisar dele, deixe-a simplesmente levar o agasalho e vesti-lo quando sentir frio. Se ela sempre reclama que não está cansada na hora de dormir, diga-lhe que pode manter a luz do quarto acesa e ler traquilamente, contanto que fique na cama. Desse modo, quando estiver bastante cansada, dormirá.

Quando você proporciona a seu filho um pouco de liberdade e flexibilidade nas questões cotidianas, descobrirá que ele responde bem ao desafio de tomar suas próprias decisões, além de perceber que a vida geralmente oferece várias possibilidades para se alcançar um objetivo.

Seu tom de voz e as palavras que você usa podem fazer toda a diferença entre uma luta de poder feroz e um espírito de reciprocidade. O ponto-chave é declarar suas regras e expectativas de maneira clara e firme. Evite exibir raiva quando declarar expectativas. Uma demonstração de raiva apenas aumenta a resistência de seu filho à sua mensagem.
Seja claro, firme e Não-confrontativo

Não diga: "Por que você não colocou o cinto de segurança?"
Diga: "Quando você colocar o cinto de segurança, nós partiremos".

Não diga: "Que boca suja você tem!"
Diga: "Eu não escutarei quando você falar comigo de maneira grosseira".

Não diga: "Quantas vezes eu já falei para você se preparar para a escola?"
Diga: Eu estou saindo para trabalhar em cinco minutos e eu espero que você esteja pronto até lá".

Não diga: "Se você colocar esses pratos agora mesmo na pia (ou na lavadora de louça), nada de jogos no computador hoje à noite".
Diga: "Você pode usar o computador assim que estes pratos forem recolhidos".


Frequentemente, sugiro aos pais que façam listas separadas de questões negociáveis e não-negociáveis. Lembre-se de que "negociável" não significa que vale tudo, apenas que a flexibilidade é possível. Aqui estão alguns exemplos:

REGRAS NEGOCIÁVEIS
Qual roupa vestir.
Quando as luzes devem ser apagadas.
Limites de tempo em frente da televisão e seleção da programação.
Preferências de comida.
Escolha de tarefas.

REGRAS NÃO-NEGOCIÁVEIS
Não atravessar a rua sem um dos pais ou de um adulto responsável.
Não insultar ou ser descortês.
Não agredir nem ferir.
Não mentir.
Organizar sua própria bagunça.
Escovar seus dentes antes de dormir.
Fazer a lição de casa antes de assistir à televisão.
Sempre usar cinto de segurança no carro.
Não usar linguagem de baixo calão.

Essa abordagem requer esforço e paciência, especialmente no início. Quando você estiver cansado(a) ou ocupado(a) ou se sua criança estiver sendo particularmente inflexível, ela pode parecer impossível. Nesse caso, é bastante tentador ceder para evitar uma cena ou discussão; mas tente, pois, conseguir que suas crianças sigam de maneira séria as regras não-negociáveis, não apenas reduzirá sua tensão, como também ensinará a elas, uma lição importante sobre autodisciplina.



Nancy Samalin e Catherine Whitney

Nenhum comentário:

Postar um comentário