terça-feira, 13 de abril de 2010

SERES ARROGANTES - Geraldo Lima (Memorial de Outono)



Há pessoas que definitivamente acreditam ser a última bolacha do pacote... Chamam a atenção para si mesmas, para suas habilidades (reais e/ou imaginárias), diminuem as virtudes de outros, como se isso automaticamente as tornassem pessoas melhores. Se ocuparem uma posição social de destaque, tais tipos então, se tornam insuportáveis... Imaginam cegamente que o recheio da conta bancária, ou algum cargo de autoridade lhes dá licença para pisar em outros, sem dó nem piedade. De fato, muitas vezes encaram os que estão ao seu redor como verdadeiros insetos, dignos de ser esmagados na primeira oportunidade. Se tais "insetos" constituírem uma "praga" que possa ameaçá-los a cair lá do alto de seu pedestal - neste caso, o pisão deverá ser dado sem demora. Adicionalmente, há aqueles que tem um prazer descomunal de serem chamados por seus títulos honoríficos. Pessoalmente, conheço alguém assim... Não se contenta em se apresentar como sendo a Fulana de Tal. Não, isso não basta.... É importante que se diga que se trata da DOUTORA Fulana de Tal... É como se o título imponente fizesse parte do nome. Não pode ser esquecido de jeito nenhum... Ademais, a Doutora Fulana também acha muito bonito gritar e fazer espetáculo para repreender um funcionário, por exemplo. Sinal de que boa educação não necessariamente seja sinônimo de status social. Mas, afinal de contas, para quê educação quando se quer deixar claro quem é que manda, correto? Há ainda aquela famosa frase de doer: "Você sabe com quem está falando?" É como se a pessoa estivesse igualmente perdida, sem saber ela mesma quem ela é... É claro que pessoas que ocupam cargos de autoridade merecem sincero respeito. Encarregados, supervisores, diretores, governantes... Entretanto, a premissa de que o poder pode corromper até o mais humilde dos seres humanos, lamentavelmente é verdadeira. Os seguidores de telenovelas certamente se lembrarão do personagem "Sassá Mutema", magistralmente interpretado por Lima Duarte na já distante "O Salvador da Pátria" (década de 80 ou 90, aproximadamente). Homem simples do interior, Sassá foi alçado a um alto cargo político, numa manobra de interesses. Uma vez no cargo, o homem se transformou: já não era o mesmo interiorano simplório do início da trama. Algo similar, porém em proporções ainda mais aterradoras, ocorre na vida real. O respeito, na verdade, não deve ser exigido, mas pode sim, ser conquistado. É notório que as pessoas estejam mais dispostas a seguir as orientações de seu líder quando este se mostra, ele mesmo, uma pessoa acessível e razoável. Entretanto, tais qualidades muitas vezes são confundidas com sinal de fraqueza. Nada mais longe da verdade. A pessoa que tem a coragem de admitir um erro, de pedir desculpas, de se mostrar gentil até mesmo com o mais simples dos funcionários de uma instituição; esta pessoa sim, mostra uma verdadeira força de caráter e consequentemente a firmeza que só os grandes líderes possuem.
Falando sobre ser gentil, lembrei-me de um outro episódio envolvendo a tal doutora mencionada. Certa vez, antes de uma palestra que estava sendo administrada num dos auditórios da unidade em que trabalho, presenciei a seguinte cena deprimente: dois escriturários adentraram ao local e a cumprimentaram. O silêncio foi a resposta. Poucos minutos depois, entrou um médico, encarregado do Setor de Arquivo. Ele nem precisou dizer nada. A tal doutora o recebeu com aquele sorriso de Gato do País das Maravilhas. Aliás, sorrisos fabricados são a tônica dos que gostam de bajular os que supostamente tem mais a oferecer na pirâmide social.
Quem não se lembra do recente episódio envolvendo o jornalista Boris Casoy? O sujeito sempre teve uma postura de respeitabilidade e credibilidade. Eu mesmo, confesso que o admirava. Especialmente naquela ocasião em que o âncora deu ao vivo, uma "banana" para os políticos. Sua imagem de defensor daquilo que é direito, entretanto, foi por água abaixo, quando sem perceber deixou escapar - também ao vivo - palavras de extremo mau gosto, referentes aos batalhadores garis. Casoy mostrou desprezo pela categoria, sugerindo que se tratava da 'mais baixa da escala de trabalhadores'. A máscara do homem da banana foi por terra e sua conduta foi censurada por muitos, inclusive por colegas seus, que resumiram muito bem a infâmia de seu comentário: "Isso é uma vergonha!..."

Bonito mesmo foi o comportamento de certo diretor de uma empresa na qual trabalhei. Jovem, dinâmico, tinha tudo para "se sentir" em comparação a outros jovens, mas não o fez. Numa certa ocasião, estava ele na biblioteca da editora, quando se aproximou dele uma jovem indagando em qual setor ele trabalhava. Respondeu simplesmente que trabalhava na diretoria. Ora, ele poderia ter naquele momento estufado o peito, enchido a boca e respondido que era o diretor, ou um dos diretores da instituição. Mas, não fez nada disso. Granjeou o respeito por sua atitude modesta. Aliás, tenho boas lembranças do corpo de diretores da Ática (essa era a editora na qual trabalhava)... Quantas vezes observei diretores e pessoal da expedição dividirem a mesma mesa à hora do almoço... Um claro sinal de que quando se considera que todos desempenham um papel importante no funcionamento de uma corporação, não há espaço para discriminação ou sentimento impróprio de superioridade.

Geraldo Lima - Memorial de Outono




Gostaria de agradecer a delicadeza do meu mais novo amigo e seguidor, Geraldo Lima, do Blog "Memorial de Outono" a publicação do seu texto no meu blog.

Este tema "seres arrogantes" me instiga e me faz querer estudar mais profundamente. Conheço uma pessoa extremamente arrogante (HK), e mesmo tendo todos os motivos do mundo, aliás do universo, em desprezá-lo, afastá-lo ou  manter uma certa distância, sinto uma enorme compaixão pelo mesmo. Eu fico me perguntando, Por que ele é assim? O que ele ganha em ser tão desagradável? O que o faz continuar agindo desta forma viciosa mesmo depois de inúmeros conselhos, dicas diretas e indiretas? Enfim são tantas perguntas e quase nenhuma resposta. Ainda.

A arrogância vem da imperfeição moral da pessoa, da ausência parcial ou total do caráter e principalmente do ORGULHO e BAIXA ESTIMA. 

Depois desta experiência citada, estou pensando seriamente em algum dia escrever um "MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA CONTRA SERES ARROGANTES". Será um manual contra as imperfeições ou vicissitudes humanas em geral, mas darei mais ênfase na "arrogância", "egoísmo" e no "orgulho". O título chega ser engraçado, mas eu garanto que este manual terá como princípio basilar a seriedade que os temas pedem.

No momento, estou naquela fase da observação e aprendizagem para a concretização deste projeto. Recolhendo experiências próprias e alheias, através de textos como este do Geraldo Lima, livro, reportagens e etc. Se acaso alguns de vocês tiverem textos, monografias, livros, experiências ou relatos de convivência com pessoas arrogantes, egoístas e orgulhosas e quiserem compartilhar comigo, desde  já agradeço.  Serão bem-vindos! 

Roberta Carrilho 




- Meryl Streep encarnando brilhantemente uma pessoa arrogante no filme O Diabo Veste Prada -

Parto do princípio de que você, caro leitor, não se acha uma pessoa arrogante. Portanto, se este artigo chamou a sua atenção e você decidiu lê-lo é porque, provavelmente, conhece alguém que é tão arrogante que pensa ser Deus. Ou então que pensa ser maior que o mundo. Estou errado?

Infelizmente existem muitas pessoas assim, com quem lidamos diariamente, tendo nós de descobrir a melhor forma de comunicar com elas. Seja um membro da sua família, do seu emprego, da sua escola, ou até aquela pessoa que se sentou ao seu lado num transporte público, por exemplo.

Nós somos seres sociais, por natureza, e como tal, temos de conviver e lidar com todo o tipo de pessoas no nosso quotidiano.

Pode ser mesmo muito difícil lidar com pessoas arrogantes. Elas acreditam pouco nas capacidades dos outros e nutrem pouco respeito pelos seus sentimentos. Tendo dito isto, até soa praticamente impossível enfrentá-las mas...existem algumas maneiras que eu gostaria que você conhecesse.

INSTRUÇÕES:

1. OLHE-A CARA A CARA
Não se sinta intimidado com nada que essa pessoa faça ou diga, só para o fazer sentir-se mal. Permaneça firme e olhe-a bem nos olhos. Faça-a ver a sua insatisfação. Você não tem que se sentir pressionado por alguém que, claramente, não é sensato. 

2. NÃO FUJA 
Não faz sentido fugir de homens e mulheres arrogantes. Não tem como evitar. Eles são frustrantes, eu sei, e por vezes impossíveis de se lidar (principalmente as figuras de autoridade). Resista e não se deixa atacar quando tiver que confrontar uma pessoa assim.

3. DIGA-LHE O QUE SENTE
As pessoas arrogantes comportam-se e pensam que sabem tudo. Esse é o seu principal problema. Diga-lhe o que você pensa, liberte o que tem para lhe dizer. Ela pode nem ouvir os seus conselhos ou sugestões, optando por continuar a sua arrogância. Mais cedo ou mais tarde, quem acaba por sofrer as consequências é ela, não se preocupe.

4. MANTENHA-SE NEUTRO
Estas pessoas de "nariz empinado" comportam-se como pessoas muito influenciáveis, dizendo ter muitos amigos em seu redor. Muitas vezes, se as analisarmos bem, são inseguras e solitárias. Você pode acabar por ter pena de uma pessoa assim. No entanto, não aja contra elas com sentimentos de raiva e vingança. Isso só o irá prejudicar. Mantenha-se neutro e calmo. Não seja explosivo. Isso não o vai levar a lado nenhum.

5. EXPLIQUE-LHE OS BENEFÍCIOS DE ESTAREM JUNTOS
Se você se sentir confiante o suficiente para falar com essa pessoa e pedir-lhe, delicadamente, que não seja tão arrogante, vá em frente. Mas prepara-se para uma discussão, se for caso disso. Quem sabe, talvez se faça luz na cabeça do arrogante, portanto até é uma boa ideia de lhe dar um tempo para mudar. Explique-lhe os benefícios de trabalharem juntos ou estudarem juntos, em nome de uma boa causa. Se vocês tiverem objetivos em comum, saliente-lhe a importância de manter uma relação cordial e positiva entre vocês.

6. IGNORE-A COMPLETAMENTE
Os arrogantes podem ser pessoas extremamente irritantes, que gostam de o humilhar toda a hora, tratando-o como incompetente. É difícil lidar com esta questão, eu sei (eu próprio já passei por muitas situações destas durante o meu percurso de vida). Portanto, o meu conselho é: ignore essa pessoa sempre que puder. Não se deixe aborrecer e faça-a ver isso mesmo. Eventualmente, essa pessoa arrogante vai perceber que não o consegue derrubar e irá perder cada vez menos tempo a chateá-lo.

DICAS E AVISOS
1. Não tente ser seu amigo mas não também não seja seu inimigo. Tratando-o com a mesma arrogância só vai fazer com essa pessoa piore o seu péssimo comportamento.

2. Não se esforce demasiado a impressionar alguém que está, claramente, com o "rei na barriga". Lidar com pessoas arrogantes requer confiança em si próprio. Não entre em depressão por causa delas. Não vale mesmo a pena.


Fonte: http://www.hojedescobri.com/2012/01/6-optimas-dicas-para-lidar-pessoas.html






2 comentários:

  1. Ô, Roberta! Que legal foi ler o meu texto aqui no seu blog... Puxa, estou muito feliz, mesmo! Tomara que ele possa realmente acrescentar algo de positivo ao seu trabalho. Já estou me candidatando a adquirir um exemplar do seu Manual, tudo bem? Quanto à pessoa com a qual você tem tido dificuldade de lidar por causa da arrogância da própria, espero que com o tempo a situação possa amenizar e que vocês consigam se relacionar melhor. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querido Geraldo.

    O prazer é todo meu em ter no meu blog um texto seu rsrsrs até rimou!!!

    E pode deixar que quando sair meu "manual de Sobrevivencia contra Seres Arrogantes", eu lhe aviso.

    E quanto ao HK eu espero sinceramente de todo o meu coração, que o tempo, a vida e principalmente DEUS possam realmente auxiliá-lo em sua melhora íntima. Porque chegará um ponto que não será possível suportá-lo. Já estou ficando um pouco cansada, eu confesso. Sou humana e falível.

    Abraços fraternos!!!

    ResponderExcluir