segunda-feira, 12 de abril de 2010

CALUNIAR TAMBÉM É ROUBAR


Isto mesmo que você leu: Caluniar também é roubar... E muitos de nós consideramos honestos demais, para aceitar tal afirmação. E quando lemos isto, ficamos até assustados... Mais quero explicar tudo para que me compreenda.

Cada um de nós veio a este mundo com uma missão específica, entre nossas missões, temos uma coletiva, que é melhorar nosso mundo moralmente. Ajudar a estender o reino do céu sobre a terra. 

Além de não fazermos a nossa parte neste processo evolutivo, usualmente prejudicamos nossos semelhantes com alguns dos nossos piores vícios: O ORGULHO, O EGOÍSMO, A ARROGÂNCIA, A INVEJA, A CRÍTICA E A CALÚNIA. Não sabemos usar os inúmeros talentos que Deus nos concedeu e, pior, não praticamos suas máximas: "Ama teu Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo". É a lei Maior.  A Lei da caridade e do amor incondicional.

Roubamos claro que roubamos! A quantas pessoas roubamos o bom nome, levantando calúnias ou espalhamos-as sem prudência? Vocês nem imaginam como são terríveis os pecados da nossa língua. E como é difícil reparar um coração fragmentados pelas nossas críticas sem caridade, e também reparar o bom nome de alguém depois de espalharmos boatos e calunias? Como restituir a honra e a paz daquele a quem prejudicamos? Isto sim, é muito difícil!

Muitas pessoas sem conhecimento espiritual usam a língua para criticar, para destruir, para magoar, para arrastar o bom nome das pessoas, esquecendo porém, que a mesma língua é o chicote do corpo.
Com a língua se fere, com a língua será ferido. Eis a lei da "ação e reação".

O linguarudo terá queimaduras na alma, fazendo-o sofrer sem conta, com o remorso íntimo e a vergonha!  Infelizmente, existem ainda, muitas pessoas que passam a vida  julgando e criticando e condenando os defeitos nos outros, esquecendo de olharem para si mesmas. Fazendo jus, serem chamadas de hipócritas.

É prudente que calemos a nossa boca, dobremos os nossos joelhos e rezemos, pedindo ao Pai forças para resistir a tais vícios. Porque todos nós somos filhos de um só Deus. Ninguém é totalmente ruim que não possa melhorar (uns demoram mais que os outros, mas todos nós chegaremos lá). Nada fica inerte nos planos de Deus. Pois, neste mundo não há seres perfeitos, e sim, seres em eterna evolução.

Não julguemos, nem critiquemos! Não levantemos falsos testemunhos ou espalhemos boatos injustos. Isso é roubar a paz do outro. Cuidado! A mentira é sempre mentira, não há grandes ou pequenas, verdes ou amarelas ou cor de rosa, mentir é sempre grave, e o pai da mentira é a ignorância.

Quando dizemos que não mentimos, não roubamos, não caluniamos, que não fazemos mal a ninguém e que somos “santos” ou "vítimas dos outros", estaremos mentindo a pior das mentiras, ou seja, estaremos mentindo a nós mesmos. Tenhamos coragem !!! Encaremos o espelho para verificar se ele também concorda com a nossa pseudo-verdade!!! 

Tem um conto que diz: 'Um penitente chega diante de seu confessor e pede perdão por ter espalhado uma calúnia que ouvira. Ele, coitado, não se dera ao trabalho de verificar a procedência da calúnia e nem de procurar a parte atingida para pedir perdão. Tinha pecado mortalmente e conhecia as conseqüências eternas. O padre, após ouvir todos os pecados do penitente e absolvê-lo, pediu-lhe que voltasse no dia seguinte e trouxesse consigo uma galinha. Amanhece o dia, chega na Igreja o penitente arrependido segurando uma galinha já morta. O padre o espera na mais alta torre da Igreja e, lá em cima, diz para o pecador depenar a galinha. Com o vento, como era de se esperar, as penas voaram à distâncias inimagináveis. Após isso, o padre se volta ao caluniador e diz: __ Agora, quero que você recolha todas as penas que foram levadas pelo vento! O homem, assustado, responde que isso é impossível!' 

Portanto, somos responsáveis pelo mal que fazemos à vida dos outros. É “mais fácil” devolver o dinheiro roubado do que restituir lhe a honra ou auto-estima. E, se não pudermos fazer o bem,  não façamos nada, é menos pior que praticarmos o mal. Afinal, caluniar é também roubar. 

Roberta Carrilho


2 comentários:

  1. JUlgar também é terrirvel , não deveriamos dizer nunca, nunca faremos isso ou aquilo e fulano é muito errado por fazer um dia vc pode fazer e dez vezes pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele."
      Madre Tereza - resume tudo!

      Excluir