segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PORQUE UM CASAMENTO ACABA! por Fernanda Sá



Os sinais de que o relacionamento vai mal aparecem muito antes de o casamento naufragar.

Se a esposa está com problemas em casa e, em vez de ajudá-la, o marido a critica, não está fazendo nada para melhorar. Se ele vai mal no emprego, está sob ameaça de desemprego, e ela o desqualifica, isso em nada contribui para tirá-lo do buraco.

Quando o filho vai mal na escola, há pai que, em vez de ajudá-lo a superar as dificuldades, culpa a esposa. Se o filho lhe responde mal, em vez de pedir explicações ao filho, cobra da mulher: “Ta vendo como está seu filho? Também você não pára em casa”. Ela retruca: “Você é o culpado, porque nunca deu atenção aos filhos, seu egoísta e omisso!” E daí para pior.

Existem seis sinais de que um casamento não vai bem e que pode acabar em separação definitiva. No primeiro sinal começa a haver afastamento físico. O diálogo diminui, pois não há assunto entre o casal. Nada mais é compartilhado entre eles. O que está mal, em vez de ser resolvido, é simplesmente jogado debaixo do tapete. Um dos dois, ou ambos, não está mais disponível como antes. Não tem disposição nem disponibilidade para nada que se refira ao casal. Pára de prestar atenção no outro. Nem percebe quando ele(a) está aborrecido.

O segundo sinal é quando os cônjuges explodem por tudo e por nada, zerando a tolerância. Nada lhes agrada, e qualquer tentativa de retratação é recebida com agressão. Fazem-se acusações mútuas e responsabilizam sempre o outro por tudo de ruim que acontece com a casa, às crianças e até mesmo no relacionamento com a grande família. Sobram estilhaços para todos os lados e os mais atingidos são os filhos, que geralmente nada tem a ver com essa guerra.

No terceiro sinal acontece o congelante-explosivo, como cada cônjuge tem seu ritmo, pode acontecer de um deles estar congelando por desinteresse afetivo e o outro explodindo por não suportar a situação.

No quarto sinal, a maioria das pessoas parece mais atraente que o cônjuge. Quando se deixa de gostar de alguém, é comum olhar outras pessoas e imaginar situações de intimidade com elas.

No quinto sinal, um cônjuge, ou ambos, além de não sentir falta do outro, é tomado por uma sensação de alivio quando fica sozinho. Não há mais motivo para continuarem juntos. È um sinal terrível!

No sexto e último sinal, um cônjuge quer eliminar o outro de sua vida. O clima fica tão ruim que o que eles querem mesmo é “matar” o outro. Isso é tão sério que, mesmo depois de separados, continuam com o desejo de matar, em seu sentido mais amplo: judiar, ofender, menosprezar, diminuir, ridicularizar etc.

Se o seu relacionamento se enquadra em um desses sinais, então procure ajuda de um especialista.
Atravessar tormentas sem afundar ou, pelo menos, evitar que os passageiros se afoguem exige maturidade do casal.

Fernanda Sá


Nenhum comentário:

Postar um comentário